Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

Hemominas promove caminhada para incentivar doação de sangue

Somente em Juiz de Fora, há quase 300 mil doadores cadastrados. Entretanto, a média diária na unidade é de 110 doadores.

Por Carolina Leonel

13/06/2018 às 07h00

Na semana que marca o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (14), a Fundação Hemominas promove ações para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Nesta quinta-feira (14), serão distribuídos brindes para os doadores. No domingo (17), será realizada a quarta edição da Caminhada pela Vida, no Museu Mariano Procópio, às 9h30. O evento é fruto de parceria com o projeto Bem Comum, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e com a Fundação Museu Mariano Procópio. Os interessados devem se inscrever até quinta, pelo telefones (32) 3257-3171 ou 3257-3117.

A programação também visa a aumentar o estoque de sangue do Hemominas. Conforme a profissional do setor de captação da unidade, , Thaysi Melo, o cenário varia bastante, devido às mobilizações que ocorrem entre as unidades da rede no Estado, já que muitas têm complicações de estoque. Somente em Juiz de Fora, há quase 300 mil doadores cadastrados, mas o comparecimento necessário para que o estoque seja preservado é de 160 doadores por dia.

O conteúdo continua após o anúncio

Entretanto, a média diária na unidade é de 110 doadores. “Estamos sempre pensando ações mensais temáticas para conseguir aumentar a captação de sangue e o número de doares. Mesmo o estoque estando dentro do esperado, sempre precisamos de todos os tipos sanguíneos, não temos preferência”, reforça.
Critérios de doação

Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idade entre 16 a 59 anos e que pesem mais de 50kg. No momento da doação, o doador deve apresentar um documento original com foto, estar alimentado, ter dormido, no mínimo, quatro horas e se sentir descansado, para evitar mal-estar. Mulheres podem doar sangue, no máximo, três vezes ao ano, respeitando intervalos de 90 dias entre as doações. Homens podem fazer quatro doações, com intervalos de 60 dias.

A Hemominas de Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, ao lado do Mergulhão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, a unidade funciona das 7h às 11h aos sábados. A Hemominas atende a 57 hospitais em 27 cidades da região. É possível agendar a doação e obter informações pelo telefone 155 ou pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia