População comparece ao Dia D de vacinação
Atualizada às 16h22
Metade do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foi imunizada em Juiz de Fora. Com a meta de realizar 118.845 aplicações para crianças, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores de saúde, a Prefeitura contabilizou que 61.378 imunizações foram distribuídas desde o dia 17 de abril até este sábado (13), o que corresponde a 48,91% da meta. Considerando a cobertura geral, que inclui as aplicações feitas para as demais pessoas além do grupo de risco, já são 70.992 pessoas vacinadas na cidade.
A Tribuna esteve neste sábado no PAM-Marechal, um dos mais de 70 pontos destinados ao Dia D da imunização. Embora com fila, a aplicação acontecia de maneira rápida. Algumas pessoas, como o dentista Bruno Campana de Souza, conscientes da importância do ato, preferiram comparecer ao posto pela manhã. “Vim em busca da prevenção. Como trabalho na área da saúde, preciso estar imunizado. Acabamos assumindo a responsabilidade de sermos agentes difusores da importância da vacina.”
Após a realização da campanha deste sábado, o número parcial de crianças, que era a maior preocupação da campanha até então, pela baixa procura, passou de 4.500 para 7.242 imunizados, atingindo 26,24% deste público. Alguns pais também saíram sem conseguir vacinar seus filhos. Caso de uma mãe que não se identificou, mas saiu da fila sem a vacina para a filha, que tem 5 anos completos. Ela foi orientada a buscar um atestado médico da indicação da vacina para a menina, já que a dose é oferecida para crianças com até 5 anos. “Quero que ela tenha acesso à prevenção. Por isso, vou correr atrás da indicação do médico, depois eu volto para a fila.”