Ladrões vestidos com uniformes do SUS assaltam casa no São Mateus
Criminosos fizeram duas mulheres de refém e levaram dinheiro, joias e documentos
Dois homens se passando por trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) invadiram uma casa e fizeram duas mulheres reféns na manhã desta sexta-feira (13), na Rua Barão de São Marcelino, no Bairro São Mateus, Zona Sul de Juiz de Fora. Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos trajavam uniforme e bateram na residência, informando que precisavam entrar para realizar uma vistoria. Ambos vestiam camisa cinza, calça jeans e bolsa marrom e levavam pranchetas com formulários da Secretaria de Saúde, conforme detalhou o registro policial. Eles teriam se identificado como agentes de verificação de dengue e solicitaram entrada à doméstica que trabalha na casa.
Ao entrarem, um deles apontou uma arma de fogo para a funcionária e anunciou a ação. Os ladrões levaram a mulher até o banheiro e a trancaram no cômodo. Enquanto isso, os donos da residência chegaram e também foram rendidos por eles. Os suspeitos pegaram dinheiro, joias, documentos e fugiram. Os objetos levados por eles somariam mais de R$3 mil.
Imagens de circuitos de segurança vizinhos foram coletadas e serão usadas na investigação do caso. As duas pranchetas com os formulários e tiras de pano, que provavelmente seriam usadas para amarrar as vítimas, também foram recuperas pela polícia. Uma das pessoas rendidas pela dupla sofreu um corte no dedo, mas dispensou atendimento médico.
Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que o uniforme dos agentes de endemias é composto por calça jeans, camisa azul petróleo com mangas e golas cinzas, além de boné cinza com brasão de Juiz de Fora. O bolso é estampado com o setor Vigilância Epidemiológica e ambiental e a manga direita tem o brasão. Os uniformes também incluem um colete verde com brasão do SUS no bolso esquerdo, e brasão da PJF no direito, atrás escrito Vigilância Epidemiológica Ambiental, no meio Agentes de Endemias Zoonoses. Já o uniforme dos agentes comunitários de saúde é composto por calça jeans, camisa polo cinza com brasão da Prefeitura e SUS na frente e nas costas as palavras Agente Comunitário de Saúde, em vermelho. O colete desses funcionários é cinza, tem o brasão da PJF no bolso esquerdo e no direito o brasão do SUS, e atrás apresenta escrito Vigilância Epidemiológica Ambiental e no meio Agentes de Endemias Zoonoses.
No caso de dúvida, a orientação da Secretaria é de que o cidadão entre em contato pelos números 3690-7324 ou 3690-7711.