Demlurb registra coleta de 700 litros de resíduos na Estação Lixo Zero

Unidade adaptada pelo órgão funciona 24 horas e destina integralmente o material a associações de catadores


Por Pedro Moysés

13/02/2026 às 16h56

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, nesta quinta-feira (12), que a unidade instalada na Praça Tarcísio Delgado, antiga Praça Antônio Carlos, atingiu o volume de 700 litros de materiais recicláveis coletados. Segundo o balanço do órgão, o descarte foi realizado integralmente de forma correta, o que possibilitou o encaminhamento de todo o material para associações de catadores parceiras.

A estrutura da Estação Lixo Zero é composta por um contêiner sem uso que foi adaptado pelo setor de Obras e Manutenção do Demlurb, equipado com quatro aberturas para o depósito de materiais. O dispositivo funciona 24 horas por dia. De acordo com as normas de utilização do local, não é permitido o descarte de: vidro e madeira; entulho de construção civil; restos de alimentos e bitucas de cigarro.

Todo o material depositado é recolhido por equipes do departamento e enviado para triagem e comercialização por parte das associações de catadores.

Programa Lixo Zero

A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Com a universalização da coleta seletiva porta a porta na área urbana alcançada em 2024, a legislação municipal passou a prever a obrigatoriedade da separação dos resíduos, baseada na Lei Federal nº 12.305/2010.

A obrigatoriedade será aplicada de forma escalonada de acordo com a produção. Grandes geradores, que são aqueles que produzem acima de 100 kg de resíduo, como órgãos públicos e eventos para mais de mil pessoas, terão o prazo de um ano para adequação. Condomínios residenciais e comerciais, que tenham acima de 50 unidades, e eventos entre 500 e mil pessoas terão 18 meses para se adequar. Já residências e eventos de pequeno porte terão prazo de dois anos para a adequação. 

Próximas etapas

De acordo com a Prefeitura, para o mês de março, estão previstos workshops técnicos voltados a grandes geradores de resíduos e produtores de eventos sobre as responsabilidades compartilhadas no manejo dos descartes.

O Demlurb também informou que, após o mês de fevereiro, o modelo de coleta atualmente localizado na Praça da Estação assumirá um formato itinerante, sendo deslocado para diferentes regiões da cidade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.