Igreja São Pio X promove ação social com serviços gratuitos no Ipiranga

Evento faz parte da Campanha Mundial dos Pobres e oferece atendimentos, atividades culturais e ações solidárias neste domingo


Por Mariana Souza*

12/11/2025 às 06h00

WhatsApp Image 2025 11 11 at 15.08.01
Reconhecida pelo trabalho social, paróquia mantém o movimento Nossa Senhora pelas Ruas, voltado ao amparo de pessoas em situação de rua (Foto: Divulgação)

A Igreja São Pio X, localizada no Bairro Ipiranga, na Zona Sul de Juiz de Fora, promove neste domingo (16) uma ação social com diversas atividades voltadas à comunidade, logo após a missa das 7h. A iniciativa integra a Campanha Mundial dos Pobres, realizada pela Arquidiocese de Juiz de Fora, e tem como objetivo oferecer serviços gratuitos e momentos de convivência solidária.

Durante a ação, o público poderá usufruir de atendimentos gratuitos de aferição de pressão e glicemia, encaminhamento para emissão de documentos, além de orientações jurídicas, psicológicas e do Conselho Tutelar. Também serão disponibilizados corte de cabelo, varal solidário com roupas, calçados e acessórios, distribuição de detergente ecológico, coleta de lixo eletrônico, massagens, além de atividades de pilates e alongamento. A Pastoral da Criança realizará a pesagem das famílias atendidas.

A programação inclui ainda apresentação cultural do grupo Abolição e um café compartilhado. Para as crianças, haverá brincadeiras, pintura e uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, que simbolizam afeto e ancestralidade africana.

Reconhecida no meio católico por seu engajamento social, a paróquia mantém iniciativas contínuas de solidariedade, entre elas o movimento “Nossa Senhora pelas Ruas”. Criado há quase cinco anos como um ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus, o grupo realiza mensalmente ações voltadas a pessoas em situação de rua, distribuindo alimentos, roupas, cobertores e produtos de higiene. A cada mês, os voluntários se reúnem na Comunidade Nossa Senhora do Carmo para preparar marmitas e separar doações. Após a missa de envio, celebrada às 19h, eles percorrem diferentes regiões da cidade levando solidariedade, escuta e esperança a quem mais precisa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.