Equipe de robótica da UFJF fica em sétimo lugar em competição na França

Paralelo ao campeonato, que reuniu mais de 2 mil robôs, evento ofereceu simpósios com especialistas e fóruns de discussão, angariando aprendizado aos presentes


Por Tribuna

12/07/2023 às 13h37

A Rinobot, equipe de robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), terminou a RoboCup 2023, disputada na França, em sétimo lugar. A competição contou com a participação de 45 países e mais de 2 mil robôs. O torneio aconteceu entre a última quinta-feira (6) e essa segunda-feira (10).

equipe robotica ufjf foto divulgacao ufjf
Alunos da UFJF que integram a equipe de robótica (Foto: Divulgação UFJF)

A equipe da UFJF, como a Tribuna trouxe antes do início do torneio, competiu na categoria Standard Platform League (SPL), ou seja, uma liga com plataforma padrão, onde todos os robôs têm o mesmo hardware. O objetivo, portanto, é o desenvolvimento do software. Na categoria SPL, portanto, não há qualquer interferência humana nas atividades durante a disputa.

As partidas da RoboCup 2023 contaram com quatro robôs na linha e um goleiro. De acordo com a assessoria de comunicação da UFJF, a Rinobot, durante a competição, enfrentou equipes da Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Canadá. Paralelamente à competição, a programação também ofereceu aos participantes simpósios de pesquisa com especialistas ligados à robótica e à inteligência artificial, além de fóruns de discussão e pesquisas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.