Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Reitor do Seminário Santo Antônio é nomeado bispo pelo Papa

Decisão foi divulgada na manhã desta quarta-feira (12) pela Nunciatura Apostólica no Brasil

Por Tribuna

12/06/2019 às 10h01- Atualizada 19/06/2019 às 17h18

Bispo Roberto José da Silva é reitor do Seminário Santo Antônio (Foto: Olavo Prazeres)

O reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor José Roberto da Silva, foi nomeado bispo da Diocese de Janaúba (MG). O acolhimento do Papa Francisco ao ofício que instituía o novo bispo da cidade do Norte de Minas Gerais foi informado pela Nunciatura Apostólica no Brasil na manhã desta quarta-feira (12), sendo celebrado pela Arquidiocese de Juiz de Fora com coletiva de imprensa no mesmo dia com o arcebispo metropolitano juiz-forano Dom Gil Antônio Moreira acompanhando o reitor.

A ordenação episcopal do Monsenhor José Roberto da Silva está marcada para o dia 17 de agosto, às 17h, na Matriz São Miguel e Almas, na cidade de Santos Dumont (MG), seu local de nascimento. Dom Gil Antônio Moreira será o sagrante principal da celebração. A posse canônica se dará em Janaúba, no dia 8 de setembro, e vai marcar o início das funções clericais após a aposentadoria do bispo anterior de Janaúba, Dom Ricardo Guerrino Brusati.

O conteúdo continua após o anúncio

“O acolhimento nunca é esperado, pois depende de uma iniciativa e uma nomeação da Igreja. É uma novidade porque, como eu dizia há pouco, não existe escola para ser bispo. Então, vai ser um aprendizado para mim também, inclusive conhecendo uma nova cultura, que é a cultura do Norte de Minas”, destacou o reitor, que escolheu como lema de seu episcopado: “Reconheceram-no ao partir o pão”.

O arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira celebrou a nomeação do Monsenhor, destacando o significado da realização do anúncio ter sido feita na véspera do Dia de Santo Antônio, padroeiro de Juiz de Fora. “Nos sentimos felizes por essa escolha que o Papa Francisco fez, porque temos um grande apreço pelo Padre Roberto e sabemos das condições que ele tem para exercer o ministério episcopal. Estamos celebrando duplamente, já que estamos dentro da festa de Santo Antônio, que, para nós, tem um lugar muito especial”, ressalta.

Monsenhor Roberto José da Silva
Natural de Santos Dumont, Padre Roberto José da Silva foi ordenado sacerdote em 1994, tendo 25 anos dedicados à vida religiosa. Atualmente, é administrador da Paróquia Santíssimo Redentor, no Bairro Borboleta, além de exercer a reitoria do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia