PJF contabiliza mais três óbitos por Covid-19 e 368 casos
Entre os mortos está o menino de 11 anos, que havia sido vacinado e não tinha comorbidades, conforme a Secretaria de Saúde
Mais três óbitos por Covid-19 e 368 novos casos da doença foram contabilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira (11). Entre os mortos, está o menino de 11 anos, morador do Santa Cecília, Zona Sul, que havia sido vacinado no dia 21 de janeiro e não tinha comorbidades, segundo informações da Secretaria de Saúde. Matéria publicada pela Tribuna mostrou que na véspera de sua morte, ocorrida na quarta, a avó dele, 78, procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Cecília.
Já no retorno para casa, o garoto teria demonstrado muito cansaço, e a responsável contou ter precisado parar várias vezes no caminho do posto de saúde até sua residência para que ele recuperasse o fôlego. A Secretaria de Saúde assegurou que os exames realizados na UBS indicaram que todos os sinais vitais apresentaram normalidade, por isso ele recebeu medicação e foi orientado a fazer o tratamento em casa, sendo seguidos todos os protocolos e procedimentos médicos.
Outras duas mortes
Outros dois óbitos foram confirmados no boletim desta sexta: um idoso, 95, que tinha doença renal crônica, faleceu na última quinta, enquanto outro homem, 73, portador da mesma comorbidade, diabético e hipertenso, morreu na quarta. Com os novos dados, o município já totaliza 2.144 óbitos desde o começo da pandemia. Já os casos confirmados da doença chegam a 56.966, com o acréscimo de 368 em 24 horas. Os suspeitos, catalogados como síndrome gripal, totalizam 122.492.
Conforme a Secretaria de Saúde, as hospitalizações por Covid caíram de quinta para sexta, passando de 212 para 197, estando 85 dos pacientes em UTIs e 112 em leitos de enfermaria. A ocupação das UTIs SUS estava em 88,12%, e das UTIs privadas em 66,19%, com média geral de 79,18%. Já a UTI SUS exclusiva para casos de Covid tinha 79,73% das vagas preenchidas, enquanto a enfermaria específica apresentava índice de 60,74%.
Em relação às vacinas aplicadas na sexta, a PJF informou que houve 1.150 primeiras doses, 435 segundas doses e 2.436 reforços.