Pism da UFJF terá exames hoje e amanhã
A maratona de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF terá início hoje, às 13h, e os 18.572 candidatos que irão realizar o exame em Juiz de Fora devem ficar atentos às mudanças no trânsito. A Settra preparou um plano de mobilidade, com aumento da frota e ampliação de horários de ônibus, para que a chegada aos locais de prova seja facilitada. Além do campus, outras 15 instituições irão receber os candidatos ao Pism.
Hoje e amanhã, entre 13 e 17h, a Rua José Lourenço Kelmer funcionará em mão única no trecho entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Bairro Jardim Casablanca, neste sentido. Na Rua Lauro Teles de Mesquita haverá inversão do sentido de circulação. Os veículos que partirem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck e ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer. Além disso, serão disponibilizados 22 carros para as linhas 545 e 555 (Universidade), além do atendimento da linhas 755 (Zona Norte/UFJF) e 190 (Zona Sul/UFJF-Centro de Atenção à Saúde/-Cas-Hospital Universitário/HU) (ver quadro).
Os candidatos devem ficar atentos aos detalhes para a realização do exame, como horários e o que pode ou não levar para dentro da sala de prova. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, quando o exame irá começar.
Provas com questões discursivas e objetivas
Hoje, os estudantes terão que resolver questões objetivas e discursivas de língua portuguesa, química, matemática e geografia. Amanhã, as provas irão abordar conteúdos de literatura, biologia, física e história. As provas objetivas contém cinco questões de cada conteúdo. Já as discursivas possuem duas questões para cada disciplina. As provas dos módulos I, II e III terão duração máxima de quatro horas e meia, encerrando-se às 17h30. O aluno só poderá entregar o exame após transcorrer, no mínimo, uma hora e meia do início da prova. A UFJF orienta aos alunos a saírem cedo de casa, principalmente na segunda-feira, quando a cidade irá funcionar normalmente. A universidade ainda solicita que os juiz-foranos evitem transitar pelo campus hoje e amanhã, uma vez que o trânsito poderá estar mais congestionado que o usual. Além disso, não serão disponibilizadas vagas de estacionamento dentro da UFJF.
Bolsistas da Diretoria de Imagem Institucional ficarão de plantão nos dois dias de exame para dar suporte aos candidatos. Eles estarão disponíveis para fornecer informações nas vias da universidade e em ônibus municipais que circulam pelo campus, para orientar os estudantes sobre os locais de prova. A Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da Reitoria, estará de plantão das 8h às 18h nos dois dias.
Neste ano, o Pism bateu recorde com 26.027 inscritos. Além de Juiz de Fora, as provas serão aplicadas em Governador Valadares (2.780 candidatos), Muriaé (2.109), Volta Redonda (1.524) e Conselheiro Lafaiete (1.042). Os estudantes disputarão as 1.439 vagas oferecidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.