Cães do Ceresp visitam creche do Bandeirantes
Apresentação com os bichinhos foi realizada na Creche Comunitária Virgínia Fávero Noceli
Considerados melhores amigos do homem, na Creche Comunitária Virgínia Fávero Noceli, os cães do canil do Centro de Remanejamento prisional (Ceresp) distribuíram amor e muito carinho. A tarde desta quarta-feira (11) foi diferente não só para as crianças que frequentam o local no Bairro Bandeirantes, na Zona Nordeste, mas para os agentes penitenciários que rotineiramente frequentam o ambiente prisional. Na véspera em que comemora-se o Dia das Crianças, meninos e meninas de três meses a 3 anos e 11 meses receberam a visita da labradora Nina e do pastor-alemão Rassam do Grupo de Operações com Cães do Ceresp (GOC).
A ciência comprova que o contato com os bichinhos ajuda a liberar os chamados “hormônios do bem”. Assim foi com Nina e Rassam, que estavam acompanhados de quatro agentes penitenciários. As apresentações de adestramento tiveram início às 14h40 e foram marcadas com muita alegria, como contou o coordenador do canil do Ceresp, Dalmo Lopes Neto. “Essas atividades permitem que o nosso trabalho seja divulgado e desmistificado, além de nos aproximar das crianças e de toda a sociedade. Quem conhece nossa atividade geralmente são aqueles que transitam no ambiente carcerário, sendo, portanto, uma parcela pequena da população. As apresentações com os animais treinados para guarda e proteção em um ambiente escolar transforma a rotina dos animais, das crianças e a nossa. Eles são dóceis, e os alunos ficam eufóricos. É sempre muito agradável”, afirmou.
Já a coordenadora interina da creche, Marli Oliveira, ressaltou que foi uma tarde diferente para os alunos. “As crianças adoraram os cães. Vamos pensar em mais programações como esta.” O GOC foi fundado em 2005 e, desde então, realiza atividades em creches e escolas da cidade. Os interessados devem encaminhar ofício para a direção do Ceresp solicitando as visitas. A data e o horário serão disponibilizados respeitando a rotina de trabalho dos profissionais.