JF tem mais duas mortes e 59 novos casos de Covid-19 nesta sexta
O município não tinha óbitos em função da doença desde quarta-feira
Juiz de Fora registrou mais duas mortes em decorrência da Covid-19 nesta sexta-feira (11) e soma, deste o início da pandemia, a perda de 178 vidas para o coronavírus. As duas vítimas eram idosos e tinham como comorbidade doença cardiovascular crônica (DCC). Um deles tinha 89 anos e morreu nesta quinta-feira (10). Já o outro, 69, teve sua morte registrada nesta sexta. A cidade não tinha óbitos em função da doença desde a última quarta (9). Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do município, não há casos de mortes suspeitas em investigação.
Com as atualizações, 59 novas confirmações de pessoas infectadas foram registradas, nas últimas 24h, totalizando 5.240 na cidade. Outras 189 novas suspeitas foram registradas, contabilizando 18.911 suspeitas. Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
UFJF realiza mais de 5.400 exames
A Prefeitura também divulgou, nesta sexta-feira (11), que os laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com os quais mantém parceria para realização de testes de Covid-19, entregaram, até o momento, 5.428 resultados, sendo 1.547 deles positivos. Os números foram repassados para o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), da Secretaria de Saúde (SS). Os testes não têm custos para os pacientes. O trabalho vem sendo realizado desde abril.
O exame é direcionado aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de indícios da doença, aos pacientes internados em “leitos Covid”, pactuados com o Município, e aos atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade. Estão nesta condição pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.
São incluídos também servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social, que prestam atendimento direto à população.
174 hospitalizados com Covid
Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que, até por volta das 18h30 desta sexta (11), a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 81,32%. Do total de 273 leitos existentes, 222 estavam ocupados. Destes, 62 eram em razão do coronavírus (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 75,72%.
Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 62,74% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.382 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 867 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 112 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.
Em sua totalidade, a cidade tinha 174 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial também apontava que a taxa de isolamento social, na cidade, nos últimos sete dias, estava em 49,73%.