Retomada da aplicação de 2ª dose da AstraZeneca provoca filas em Juiz de Fora
Procura pelo reforço da imunização aumentou, e à tarde, juiz-foranos chegaram a esperar cerca de uma hora para se vacinar no Sport Club. No total, 4.374 segundas doses foram aplicadas nesta quarta
Após paralisar a aplicação da segunda dose com vacina a AstraZeneca devido à escassez do imunizante no município, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) retomou, nesta quarta-feira (11), esta etapa da imunização. O retorno foi possível após a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) adiantar a entrega de nova remessa de vacinas em um dia. O lote foi disponibilizado de manhã ao Município, que convocou a população a partir das 13h. Com a retomada, a demanda, principalmente pela segunda dose, foi grande ao longo da tarde, levando à formação de filas. Conforme balanço disponibilizado pela PJF, foram aplicadas 7.381 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta, sendo 3.457 primeiras doses e 4.374 segundas doses.
A Tribuna esteve no Sport Club à tarde, onde uma extensa fila se formou. Quem esteve no local precisou esperar mais de uma hora para receber a dose. Com a segunda dose da AstraZeneca em atraso desde o último dia 29, a recepcionista Deise Aparecida de Oliveira Souza, 54 anos, conseguiu completar sua imunização nesta quarta, após cerca de uma hora e meia na fila. “Eu tentei me vacinar ontem (terça), por volta das 11h, mas a AstraZeneca já tinha acabado. Hoje (quarta) voltei pela manhã e também não consegui, mas agora de tarde a situação já foi normalizada”, relatou. Apesar da longa fila, a espera, na avaliação dela, não foi tanta. “Eu fiquei esse tempo na fila, mas em compensação foi rápido, perto do número de pessoas que tinha. Apesar da espera, achei tudo bem organizado”, opinou.
Nesta quinta (12), conforme a PJF, para a segunda dose, a população deve tomar como referência a data de retorno descrita no cartão de vacina. Entretanto, as pessoas que deveriam receber a segunda dose em data anterior ao dia 11 de agosto podem se dirigir aos seguintes postos de vacinação: Sesc ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou uma das sete UBSs de referência durante a manhã, das 8h às 11h, e em horário reduzido à tarde, das 13h às 14h. As unidades de referência são as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.
Remessa contém mais de oito mil unidades
A remessa entregue nesta quarta ao Município de Juiz de Fora chegou à Regional de Saúde na terça-feira. A entrega à PJF, contudo, estava prevista para esta quinta. Entretanto, com o término do estoque da AstraZeneca, o repasse das doses foi adiantado pela Superintendência de Saúde. As demais 36 cidades de abrangência da SRS-JF seguem com previsão de recebimento das doses nesta quinta-feira.
De acordo com a SRS, na remessa entregue à PJF, há 29.082 doses no total, sendo 8.235 vacinas da AstraZeneca (4.340 doses para primeira aplicação e 3.895 para a segunda); 3.220 doses da Coronavac (1.610 para primeira aplicação e 1.610 para a segunda); 17.352 doses da Pfizer (15.012 para primeira aplicação e 2.340 para a segunda) e 275 doses únicas da Janssen.
A Tribuna questionou a Secretaria de Saúde se o quantitativo recebido pelo Município é o mesmo especificado pela Regional. Até o fechamento desta edição, entretanto, a Prefeitura não havia retornado. A pasta municipal também não respondeu o questionamento da reportagem sobre se as doses recebidas da AstraZeneca seriam todas utilizadas para segundas aplicações ou divididas, conforme orientação estadual, entre primeira e segunda doses.
Calendário da primeira dose nesta quinta
Nesta quinta, as primeiras doses serão destinadas a pessoas com 24 anos nascidas entre junho e dezembro. Aqueles com mais de 24 anos e que tenham perdido a data original de vacinação também podem receber o imunizante. Este público também deve buscar o Sesc ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das sete UBSs de referência durante a manhã, das 8h às 11h, e em horário reduzido à tarde, das 13h às 14h.
Grávidas, puérperas e lactantes em até seis meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais seguem podendo ser vacinadas no Sport Club JF e no Sesc, também das 8h às 16h em ambos os locais. Idosos com 60 anos ou mais, além destes nove locais, podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Documentação
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar originais e cópias de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal e a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Calendário desta quinta-feira
– Grávidas, Puérperas e lactantes em (até 6 meses de pós-parto) que tenham 18 anos ou mais: Sesc Juiz de Fora e Sport Club, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e de 13h às 14h
– Idosos com 60 anos ou mais: Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h, Sesc Juiz de Fora e Sport Club, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h
– Primeira dose de pessoas 24 anos nascidas entre julho e dezembro: Sesc e Sport das 8h às 16h em ambos os locais e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h.
– Primeira doses de pessoas de 25 anos ou mais: Sesc Juiz de Fora e Sport Club, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e das 13h às 14h.
– Segundas doses de pessoas com data de retorno prevista no cartão para o dia 12 de agosto ou data anterior: Sesc Juiz de Fora e Sport Club, das 8h às 16h em ambos os locais, e em 7 UBSs de referência, das 8h às 11 e das 13h às 14h.
Endereços dos locais de vacinação:
_ Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
_ Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Bairro de Lourdes: Rua Inácio Gama 813
UBS Benfica: Rua Guararapes106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72
UBS Santa Luzia: Rua Torreões s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910