Conselho Tutelar de JF realiza ato no dia do Combate ao Trabalho Infantil
Ação acontecerá na manhã deste sábado no Calçadão da Rua Halfeld
Em virtude do Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, neste sábado (12), o Conselho Tutelar Leste de Juiz de Fora realizará uma panfletagem educativa no Calçadão da Rua Halfed. O evento tem início a partir das 10h e contará também com a participação da Promotora da Infância e Juventude, Samyra Namem.
De acordo com a conselheira Elenita de Paulo, o objetivo da ação é orientar e divulgar um problema ainda recorrente no século XXI, que é o trabalho infantil. “A ideia é abordar a população e fornecer orientações, tirar dúvidas e multiplicar nossa mensagem”. O panfleto, que será entregue aos passantes, conterá os números de telefone dos Conselhos Tutelares das quatro zonas da cidade, além do disque 100, serviço de proteção de crianças e adolescentes.
Elenita afirma que Juiz de Fora, comparada a outras cidades, tem um número menor de casos envolvendo o trabalho infantil, porém ainda é comum encontrar crianças vendendo balas, flores e outros artigo nas ruas. “Além da abordagem do conselho tutelar em casos evidentes, contamos com as denúncias que chegam até nós, por isso é tão importante a participação da população”, explica.
Um dos objetivos do Conselho Tutelar, de acordo com Elenita, é desmistificar a instituição como sendo um órgão repressor. “Somos um órgão de garantia de direitos, estamos sempre abertos e disponíveis à população”.
Ela finaliza ressaltando a importância do dia do Combate ao Trabalho Infantil. “No Brasil temos uma cultura de que a criança deve complementar a renda familiar através do trabalho. Mas não, a criança tem o direito de ser protegida, tem direito à vida, saúde, alimentação, a brincar e estudar. E esse é um dever tanto da família, quanto da comunidade e do Estado. Mesmo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) exista desde 1990, ainda hoje é preciso realizar campanhas como essa para alertar a sociedade”.
Confira abaixo os contatos das unidades do órgão em Juiz de Fora:
Norte – (32) 98429-4740 / 3690-7398
Sul e Oeste – (32) 98431-4793 / 3690-7397
Leste – (32) 98463-0980 / 3690-7390