UFJF melhora desempenho em ranking internacional

Universidade subiu 13 posições e é a 22ª universidade do país em levantamento de consultoria dos Emirados Árabes


Por Tribuna

11/06/2020 às 13h30- Atualizada 11/06/2020 às 13h32

A UFJF passou da 1.018ª posição para a 1.005ª em um ano, segundo o ranking divulgado pelo Centro de Classificações Universitárias Mundiais. A consultoria dos Emirados Árabes, que avalia o desempenho de 20 mil universidades pelo mundo, considera quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (25% da nota), empregabilidade (25%), quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (10%), número de publicações (10%), número de artigos publicados em revistas especializadas (10%), influência dos artigos (10%) e citações dos artigos (10%).

Na nova configuração do ranking, a UFJF permanece como a 22º melhor do país e a 3º de Minas Gerais, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 492ª posição, e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no 921º lugar. Ainda segundo o levantamento, as três melhores instituições brasileiras, o que permanece desde 2014, são Universidade de São Paulo (USP), no 103º lugar, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no 351º, e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 356ª posição. Já as três melhores do mundo são dos Estados Unidos: Harvard, Massachusetts e Stanford.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.