Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Prefeitura divulga programação e detalha plano para o Aerofest

Atrações começam às 9h, no sábado (15), e às 10h, no domingo (16); Esquadrilha da Fumaça é uma das atrações

Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci

11/06/2019 às 13h35- Atualizada 11/06/2019 às 20h23

Marcos Miranda apresenta o plano de tráfego para o Aerofest (Foto: Gabriel Silva)

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária da Prefeitura de Juiz de Fora (Sedeta/PJF) divulgaram a programação do Aerofest 2019 e o plano de tráfego do evento em entrevista coletiva na sede da Settra na manhã desta terça-feira (11). Contando com apresentações de aeromodelismo, paraquedismo e a aguardada Esquadrilha da Fumaça, o festival acontece no sábado (15), das 9h às 22h, e no domingo (16), das 10h às 20h. Além da variedade de atrações, a organização do Aerofest, composta pelas secretarias municipais e pelo Aeroclube, também prepararam um plano de trânsito para os dois dias de festas sediadas no Aeroporto da Serrinha.

Programação

A programação do Aerofest foi detalhada pelo assessor da Sedeta, Marcos Miranda. Com o intuito de ser um encontro que receba atrações para toda a família, o evento – que comemora os 169 anos de Juiz de Fora, 81 do Aeroclube de Juiz de Fora e 41 da Associação Juiz-Forana de Modelismo (Ajam) – terá, nos dois dias de realização: apresentações de aeromodelismo, saltos de paraquedistas, exposições de aeronaves e discotecagem em vinil. A Esquadrilha da Fumaça se apresenta com suas oito aeronaves no domingo, tendo a chegada prevista para as 11h e a apresentação programada para as 15h30. O grupo também estará disponível para fazer fotografias com o público entre a chegada e o início do show aéreo.

Além das atrações, o festival terá uma “aerofeira”, com itens de vestuário, acessórios, decoração, plantas e biocosméticos, cervejarias com mais de 40 tipos de cervejas especiais e food trucks. De acordo com a organização, a maior variedade de alimentação foi uma demanda verificada desde a edição anterior do Aerofest.

Segundo o assessor, a expectativa para este ano é superar o número de pessoas que compareceu ao evento em 2018, quando, segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas estiveram no Aeroporto da Serrinha para prestigiar o festival, que foi envolto em apreensão devido à previsão de tempo nublado e só aconteceu após reagendamento em função da greve dos caminhoneiros. Neste ano, porém, as previsões indicam céu aberto para os dois dias de apresentações, de acordo com a equipe organizadora.

Ressaltando a intenção de entreter todas as pessoas que estiverem no evento durante os dois dias, Miranda afirmou que o evento terá atrações para atender a todos os gostos e bolsos. “Nós seguimos no mesmo ritmo do ano passado, mas aperfeiçoando o evento. A ideia é gerar pequenas atratividades para a população como um todo. É um evento de confraternização, no qual o sentimento fraterno é o que impera. É uma festa para a população de Juiz de Fora”, destacou. A programação está disponível no portal do Aerofest.

O conteúdo continua após o anúncio

Projeto Doe um livro

A solidariedade será outro fator incentivado pelo Aerofest. A Prefeitura confirmou que a campanha “Doe um livro” terá um posto de coleta de livros no festival. O projeto será uma parceria com o Bem Comum, da Secretaria de Comunicação Pública, e estará aberto para doações de materiais de qualquer tipo e dicionários, sejam novos ou usados. Os artigos arrecadados nos postos identificados no Aeroporto da Serrinha serão encaminhados a escolas e instituições da cidade, com destaque para a Escola Municipal Georg Rodenbach, que teve boa parte de seu acervo perdido durante uma enchente no início deste ano.

A Esquadrilha da Fumaça terá sua participação prolongada em iniciativas em Juiz de Fora. Na próxima segunda-feira (17), o grupo da Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma palestra para cerca de 160 alunos e professores da Escola Municipal Santos Dumont, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e Aeroclube de Juiz de Fora. A conversa acontecerá no Aeroclube a partir das 9h e vai abordar o trabalho do esquadrão e as formas de ingressar na FAB.

Plano de tráfego

O planejamento do trânsito voltado para o Aerofest foi tratado pelo gerente do departamento de fiscalização da Settra, Paulo Perón Júnior. Como forma de preservar a fluidez do trânsito em torno do Aeroporto da Serrinha mesmo com o grande fluxo de pessoas que estará no evento, as avenidas Prefeito Mello Reis e Eugênio do Nascimento, bem como as ruas José Apolônio dos Reis e Rua das Margaridas sofrerão alterações na circulação ou interdições totais ou parciais. No entanto, as interdições não afetarão os residentes das ruas próximas, que terão a possibilidade de registrar seus veículos junto à PJF para conseguirem transitar normalmente durante os dois dias de evento.

O Aeroporto da Serrinha não terá estacionamento próprio e também não será possível deixar os veículos nas ruas do entorno. Para tal, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio terá área própria para guardar os carros. O translado entre o estádio e o aeroporto poderá ser feito a pé ou em ônibus específico que fará o trânsito entre os dois pontos. Serão cinco veículos disponibilizados a partir de uma parceria entre a iniciativa privada e a Settra, mas o valor do translado ainda não foi confirmado, ficando, no máximo, ao custo de R$ 1, segundo a organização.

Veículos urbanos, táxis e motoristas de aplicativos

Transportes coletivos urbanos “especiais” serão disponibilizados durante todo o horário do evento. No total, até 18 ônibus partirão do centro (no ponto próximo ao Procon) em direção aeroporto. A quantidade de ônibus disponíveis vai variar de acordo com a demanda da população. As linhas comuns que transitam em pontos próximos ao local do evento também terão seu funcionamento normalizando, alterando, apenas, o trajeto de acordo com as vias interditadas. Táxis e transportes contratados por aplicativos também são outras opções para realizar a chegada ou a saída do Aerofest, com ruas previamente definidas para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com a Settra, cerca de 22 pessoas estarão auxiliando no trânsito antes, durante e depois da realização do evento. As sinalizações das ruas serão inseridas já na sexta-feira (14), de acordo com a pasta. O mapa detalhado do plano de tráfego está disponível no site da Prefeitura.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia