Chuvas voltam a causar inundações em Juiz de Fora
Bairros Industrial, Nova Era e Cerâmica amanheceram ainda com água e lama após precipitações na noite deste domingo (10)
As chuvas da noite deste domingo (10) voltaram a causar estragos em Juiz de Fora. Diversas regiões da cidade sofreram com enxurradas e alagamentos. No Bairro Industrial, Zona Norte, o córrego de Humaitá transbordou e deixou a Avenida Lúcio Bitencourt embaixo d’água. Os efeitos das precipitações ainda estavam presentes na manhã desta segunda (11), visto que o nível da água ainda era alto. Outros bairros como Nova Era, Graminha e Cerâmica também amanheceram com ruas ainda com água e lama.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram que, na mesma região, Benfica, Santa Cruz, Francisco Bernardino e Igrejinha também sofreram com inundações e enxurradas. Os problemas ocorreram em outros bairros de Juiz de Fora, como Filgueiras, na região Nordeste; Santo Antônio, na Zona Leste; Jardim Esperança e Terras Altas, no Sudeste; e Santa Luzia, na Zona Sul.
No Nova Era, a esquina da Rua Doutor Dias da Cruz com a General Almerindo da Silva Gomes alagou por volta de 22h, especialmente por conta do volume da correnteza que veio do alto do bairro. Alguns carros e ônibus ficaram parados no local por horas, visto que ficaram impedidos de acessar a Avenida JK. Por volta da meia-noite, o nível da água ainda estava alto.
Defesa Civil interdita quatro casas
Durante o final de semana, a Defesa Civil de Juiz de Fora recebeu 36 chamados decorrentes das chuvas pelo telefone 199. Destes, 14 ocorrências foram registradas no sábado (9) e 22 no domingo. Quatro casas precisaram ser interditadas por conta do escorregamento de solo, sendo duas na Rua Visconde de Mauá e duas na Rua Olímpio Reis, no Bairro Santa Helena, região central.
Acumulado de chuvas
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de precipitações deste domingo chegou a 25,4 milímetros, o que representa 7% do previsto para todo o mês. Entretanto, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, e espalhados por toda a cidade, registraram índices ainda mais significativos. Entre 20h de domingo e 8h de segunda, choveu 66 milímetros em Igrejinha, 61 no Floresta, 54 na Ponte Preta, 45 no Milho Branco, 44 em Filgueiras e 44 milímetros no Bairro São Pedro.
Acidente na União e Indústria
Parte da Estrada União e Indústria, altura do Bairro Granjas Santo Antônio, Zona Sudeste de Juiz de Fora, cedeu na noite de domingo (10). Uma carreta passava pelo local quando ocorreu o incidente. O veículo escorregou e tombou. Os bombeiros foram acionados para fazer o resgate do motorista.
Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Ele foi levado pelo Samu para uma unidade hospitalar. Os Bombeiros informaram que chovia muito e havia uma grande quantidade de lama no local.
Linhas de ônibus
A estrada está interditada nesta segunda-feira (11). Segundo a Settra, 10 linhas de ônibus urbanos foram afetadas pela interdição e tiveram seus trajetos alterados: 301(Usina Quatro), 302 (Floresta), 304 (Caeté), 305 (Jardim Esperança), 306 ( Retiro), 308 ( Retiro), 309 (Terras Altas), 313 (Sarandira), 315 (Jardim Esperança) e 335 (Granjas Bethel).
No sentido Centro/bairros, conforme a Setrra, o trajeto de todas as linhas será o seguinte: Avenida Getúlio Vargas, Viaduto Augusto Franco, Avenida Brasil, Rua Nossa Senhora de Lourdes, Rua Francisco Cerqueira Cruzeiro, Avenida Ilva Mello Reis e o restante do percurso de cada bairro permanece o mesmo.
A pasta destacou que percurso diminuiu, porém, o trajeto alternativo tem mais volume de tráfego. Por isso, não é possível afirmar se haverá atrasos no horários das linhas. Porém, o usuário deve manter como referência o horário normal.
Previsão para a semana em Juiz de Fora
De acordo com o Inmet, a semana ainda será de tempo instável em Juiz de Fora e região. Entretanto, o acumulado de precipitações deverá ser menor, se comparado ao registrado nos dez últimos dias. Nesta segunda-feira (11) ainda pode chover a qualquer momento do dia, mas a partir de terça as tempestades deverão ser registradas somente em áreas isoladas. A tendência é que o céu fique parcialmente nublado na cidade, com temperaturas entre 24 e 28 graus, de máxima, e 18 a 20 de mínima.