Prefeitura divulga nova lista do Passe Livre Estudantil em Juiz de Fora
Novos nomes do Passe Livre Estudantil já podem ser consultados no site da Prefeitura para retirada do cartão nas escolas
A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou uma nova lista de estudantes com cartão do Passe Livre Estudantil disponível para retirada. Os nomes podem ser consultados no site do Município, e a entrega das credenciais começou nesta quinta-feira (9) nas próprias instituições de ensino onde os alunos estão matriculados.
Segundo a Administração municipal, mais de 3,8 mil cartões já foram entregues neste ano. Agora, uma nova remessa começou a ser distribuída às escolas, que ficarão responsáveis por repassar os cartões aos estudantes contemplados. A orientação é que os alunos e responsáveis consultem a relação atualizada para verificar se o nome já consta entre os novos cadastrados.
Os cartões, no entanto, serão entregues pendentes de ativação. Para começar a usar o benefício, será necessário fazer o cadastramento da biometria facial e desbloquear a credencial. A Prefeitura informa ainda que parte dos pedidos segue em análise e que novos cartões continuam em produção.
O Passe Livre Estudantil garante gratuidade no transporte coletivo urbano de Juiz de Fora para estudantes da rede pública de ensino, no deslocamento entre casa e escola. Depois que os cartões forem repassados às instituições, caberá a cada unidade realizar a entrega aos beneficiários.
Além da nova lista de cartões disponíveis, a Prefeitura também reforçou que os estudantes que já possuem a credencial precisam fazer o cadastro obrigatório para garantir o funcionamento do Passe Livre Estudantil no período letivo de 2026. O procedimento pode ser feito pela plataforma on-line disponível no site da Prefeitura ou presencialmente em qualquer unidade do Diga.
Para solicitar ou atualizar o benefício, o estudante deve acessar a plataforma, fazer cadastro com e-mail ou conta gov.br, preencher os formulários e anexar os documentos exigidos antes de criar o protocolo. O comprovante de matrícula apresentado deve ser referente ao período letivo de 2026. Após o envio, é possível acompanhar o andamento da solicitação pela própria plataforma.
A Secretaria de Mobilidade Urbana fará a análise da documentação e enviará orientações sobre a entrega do cartão quando a credencial estiver disponível. A Prefeitura destacou que o formulário para novos pedidos continua aberto, e que as solicitações seguem em avaliação.
No caso dos cartões já entregues, o desbloqueio depende do cadastramento da biometria facial. Esse processo pode ser feito pelo aplicativo Atlas Mob, disponível para celulares e integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano. Pelo aplicativo, o próprio estudante pode fazer o envio da imagem do rosto para validação do cadastro.
Para isso, é necessário baixar o Atlas Mob na App Store ou no Google Play, clicar em “Não tem conta? Cadastre-se”, informar e-mail e data de nascimento, preencher os dados do estudante beneficiado e criar uma senha. A Prefeitura alerta que os dados, principalmente o CPF, devem ser do próprio estudante para que o sistema localize corretamente o cadastro. Depois de validar a conta pelo e-mail, o usuário deve fazer login no aplicativo, acessar a opção “Alteração de foto” e registrar a imagem do rosto do aluno.
A recomendação é que a foto seja tirada com enquadramento no rosto do estudante, em ambiente iluminado e, de preferência, com fundo neutro. Segundo a Prefeitura, esse procedimento garante que o benefício seja usado exclusivamente pelo titular do cartão e permite identificar eventuais irregularidades.
Em caso de dúvidas sobre a biometria facial, os usuários podem procurar a Astransp, na Rua Espírito Santo, 296, no Poço Rico, ou ligar para (32) 3228-9700. Já informações sobre o Passe Livre Estudantil também podem ser obtidas pelo telefone (32) 2104-8531 ou em qualquer unidade do Diga.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Resumo desta notícia gerado por IA
- A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou uma nova lista de estudantes com cartão do Passe Livre Estudantil disponível para retirada.
- Os cartões estão sendo entregues nas instituições de ensino e precisam de desbloqueio com biometria facial antes do uso.
- Estudantes que já têm a credencial também devem fazer cadastro obrigatório para garantir o benefício em 2026.
- O formulário para novos pedidos segue aberto, e outras solicitações continuam em análise pela Secretaria de Mobilidade Urbana.









