Esquenta para a Semana Rainbow acontece até o próximo domingo
Objetivo é promover a representatividade e a visibilidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexos (LGBTI+), como preparação para a III Semana Rainbow da UFJF, que acontece em agosto
Para promover a representatividade e a visibilidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexos (LGBTI+), alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem, a partir desta terça-feira (9), o Esquenta Semana Rainbow.
Na programação há palestras, manifestações artístico-culturais, exibição de filmes, debates democráticos, entre outros. O “Esquenta” é resultado da avaliação final da disciplina “Homossexualidades, turismo e festividades”, ministrada pelo professor do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo do Carmo, no curso de especialização de Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares, da Faculdade de Educação.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Os eventos seguem até o próximo domingo (14), e antecipam a III Semana Rainbow da UFJF, que irá acontecer entre os dias 7 e 18 de agosto.
Programação
Na noite desta terça, foi realizado um debate em torno da violência contra a comunidade LGBTI+, quando foi exibido o documentário “Borboletas da Vida”, que aborda as múltiplas violências sofridas pela população de travestis e gays no subúrbio carioca. Houve ainda apresentação do projeto piloto do Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTI+ de Juiz de Fora, inspirado no Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT).
Nesta quarta (10), o encontro acontece a partir das 19h, na Casa de Cultura da universidade. O “Encontro pela Diversidade” discutirá questões sobre trabalho e geração de renda junto para a comunidade LGBTI+, cujo tema se inspira na festa de São João. Na quinta-feira (11), o Instituto de Ciências Humanas (ICH) será palco, a partir das 19h, do “Sarau LGBTI+” que celebra a liberdade e a diversidade. Os presentes poderão contar ainda com muita poesia, música, performances dentre outras manifestações. Na ocasião, haverá feira de artesanato e cortes de cabelo a preços populares.
Já caminhando para o final do “Esquenta”, o jornalista Yuri Fernandes, idealizador da série “LGBT+60: Corpos que Resistem”, do projeto #Colabora, debate a produção com os participantes, a partir das 19h, no Anfiteatro 2 do ICH. Serão exibidos trechos desta produção, que narra as vivências de idosos e idosas LGBTI e que contou com a participação de nomes importantes da militância nacional.
Encerrando, portanto, a programação, o piquenique Esquenta Rainbow será realizado no domingo (14), às 10h, na Praça Cívica da UFJF. O evento é aberto a toda a comunidade.