Conexão do viaduto da Benjamin Constant será feita nesta sexta-feira

Construção do equipamento urbano teve início em 15 de maio de 2023 e tinha duração prevista de um ano


Por Tribuna

09/05/2024 às 18h50

Começa nesta sexta-feira (10), a partir das 10h, o içamento de dois conjuntos de vigas, para fazer a conexão das duas alças do novo viaduto da Rua Benjamin Constant.

Serão quatro vigas metálicas, de 28 metros de comprimento por 1,30 de largura, cada uma pesando 18 toneladas. Elas estão soldadas em pares, em dois conjuntos. Cada um desses, pesando em torno de 36 toneladas, será içado separadamente e, após isso, eles serão também soldados, já no viaduto.

A Tribuna esteve no local na tarde desta quinta-feira (9), onde trabalham em torno de 50 pessoas em diversas funções na obra. O guindaste que fará o trabalho já está posicionado e tem capacidade para erguer 220 toneladas. Além dele, ficarão de prontidão outros dois, com capacidade de 70 toneladas cada um.

O serviço deve durar até o fim da tarde desta sexta, sendo necessária a interdição da linha do trem. Representantes da MRS, concessionária que administra a malha férrea, estarão presentes, assim como representantes da Prefeitura de Juiz de Fora e da Marco XX Construções, executora da obra.

A Tribuna questionou a MRS quais serão os impactos nos serviços da empresa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Objetivo do viaduto é melhorar fluxo da região

Viaduto Benjamin Constant 2 Felipe Couri
Começa nesta sexta, o içamento de vigas, para a conexão das duas alças do novo viaduto da Rua Benjamin Constant (Foto: Felipe Couri)

Em abril de 2023, a empresa sediada em Belo Horizonte venceu licitação para a construção do viaduto, após três tentativas desertas. Foi contratado um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino. O valor empenhado é de R$ 17.688.442,84.

O objetivo do equipamento urbano é eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, com o intuito de melhorar o fluxo viário na região. Os recursos para custeio das obras são de convênio firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em 2011, para as obras de transposição rodoferroviária.

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