Vacinação contra influenza e sarampo atinge novos públicos a partir de segunda
Público-alvo será idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde a partir de 40 anos; veja onde se vacinar
A partir de segunda-feira (11), a vacinação contra o sarampo e a influenza prossegue para novos públicos em Juiz de Fora. A imunização contra a influenza atenderá público de 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde a partir dos 40 anos. Os trabalhadores da saúde na faixa dos 40 anos também serão foco da campanha de vacinação contra o sarampo.
Influenza
A imunização segue até 6 de junho, dividida em duas fases. A partir desta segunda até 16 de abril, o foco será em idosos de 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde na faixa dos 40 anos. A aplicação acontece nas unidades básicas de saúde (UBS), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.
O Serviço Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para a população da terceira idade, também aplica os imunizantes, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. O dia D da Vacinação, voltado para todos os idosos e trabalhadores de Saúde, sem distinção de idade, acontece no dia 30 de abril.
A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.
Sarampo
No caso da imunização contra o sarampo, a campanha ocorre até 3 de junho. Podem receber o imunizante trabalhadores da saúde com 40 anos ou mais. Para se vacinar, basta ir até uma das UBSs do município, de segunda a sexta, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h. Nesta segunda semana, de 11 a 16 de abril, serão imunizados os trabalhadores de saúde com 40 anos ou mais.
A vacina é contraindicada em registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infecção pelo HIV em pessoas com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.
Documentação necessária
Para se imunizar, o trabalhador deve levar um documento original com foto, declaração de vínculo ou contracheque, carteira de trabalho que comprove o vínculo com instituição de saúde; se autônomo, declaração de próprio punho e registro no conselho de classe; se cuidador, declaração de próprio punho e declaração do empregador.
Já os idosos precisam apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG).
Locais e horários de vacinação
Nas unidades básicas de saúde, a vacinação acontece das 8h às 10h30 e das 13h às 16h, de segunda a sexta.
No Serviço Saúde do Idoso, que funciona na Rua Batista de Oliveira 943, Centro, a imunização é exclusiva para os idosos e funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta.
Tópicos: vacina