JF ganha dez novos leitos de UTI para tratamento cardiovascular

Equipamentos serão instalados no IBG e aguardam trâmites com a Prefeitura para entrar em funcionamento


Por Leticya Bernadete

09/02/2023 às 17h38- Atualizada 09/02/2023 às 18h03

Juiz de Fora irá contar com dez novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) voltados para pacientes com Síndrome Coronariana Aguda. Os equipamentos serão instalados no Instituto Brasileiro de Gestão da Saúde (IBG, antigo Hospital João Felício) e aguardam a finalização do contrato entre a unidade e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para entrarem em funcionamento. Ainda não há previsão para a operação ter início.

Os leitos foram habilitados por meio de uma portaria do Ministério da Saúde, publicada no final de 2022, e serão financiados com recursos federais, de acordo com o IBG. A unidade abriga o único Centro de Alta Complexidade Cardiovascular da região. Desta forma, de acordo com o diretor de Relações Institucionais do IBG, Oleg Abramov, os equipamentos representam um “ganho monumental” para a Zona da Mata.

“É uma UTI especializada em pacientes coronarianos. Terá todo o suporte de vida de UTI, além da atenção especializada”, aponta. “Com esse serviço, a linha de cuidado na área cardiológica ficará completa.”

Os leitos serão destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam em tratamento cardiovascular. Os equipamentos estavam previstos no Plano Regional de Urgências (PAR) e, conforme Abramov, há a expectativa de que, futuramente, o número de leitos disponibilizados na unidade de saúde seja ampliado ainda mais, considerando que a habilitação é feita a partir de uma referência populacional e Juiz de Fora estaria apta para isso.

Atualmente, o IBG aguarda os trâmites formais processados pela PJF para dar início ao funcionamento dos leitos. Ainda de acordo com o diretor de Relações Institucionais da unidade, os equipamentos já estão instalados e a equipe médica está de sobreaviso, aguardando o aval da Administração municipal.

Questionada sobre a previsão de abertura dos novos leitos, a PJF, por meio da Secretaria de Saúde, informou que “está finalizando a nova contratação junto ao IBG Saúde, fornecedor do serviço. Após o encerramento dos trâmites, o serviço será anunciado.”

PJF anuncia dois novos equipamentos de ultrassom

Nesta quinta-feira (9), a PJF anunciou que adquiriu dois novos equipamentos de ultrassom para o município. De acordo com a Administração municipal, a aquisição foi feita com recursos no montante de R$ 1,2 milhão, enviados pela prefeita Margarida Salomão (PT) quando ocupava o cargo de deputada federal.

Um dos equipamentos irá funcionar no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, enquanto o outro será destinado para o atendimento de urgência e emergência do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira. Por meio da PJF, o secretário de Saúde, Ivan Chebli, destacou que os aparelhos irão atender a demanda dos juiz-foranos, considerando que, no momento, a rede pública conta com apenas um ultrassom no HPS.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.