Projeto da UFJF disponibiliza 70 vagas em cursinho popular
Curso oferece aulas e materiais gratuitos para que os alunos se preparem para o Enem
Estão abertas as inscrições para o cursinho popular Garra, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com a oferta de 70 vagas anuais, o curso oferece aulas e materiais gratuitos para que os alunos se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são feitas através de formulário online até o dia 31 de janeiro. O edital e o formulário para inscrições online já estão disponíveis no site. Podem se inscrever quem já concluiu o ensino médio ou está cursando o terceiro ano em escola pública. Bolsistas integrais de escolas particulares também podem se cadastrar.
O processo seletivo é limitado a 700 participantes e, caso esse número seja atingido, as inscrições serão encerradas antes do prazo final. A seleção abrange outras três fases, além do formulário de inscrição: uma prova, um sorteio e, por último, uma entrevista. Uma assistente social também auxilia na análise de renda, priorizando pessoas com renda mais baixa.
Segundo a presidente do projeto e estudante de Medicina, Marina Silva, o curso já coleciona números expressivos, com 45 alunos que passaram no Enem de 2017 e outros que aguardam os resultados referentes à prova de 2018. O intuito é democratizar o acesso ao ensino superior, além de oferecer experiência aos alunos da universidade, que atuam como professores no curso. “O projeto foi criado pelos alunos da Faculdade de Medicina em 2015 e tem um duplo objetivo: dar a chance para pessoas que não tem renda para pagar o cursinho privado, mostrar que a educação é o caminho e que eles podem entrar na universidade, que é para todos. O outro impacto é sobre os membros que participam do Garra como professor e coordenador, para mostrarmos uma realidade diferente, dar experiência e plantar uma semente para que, futuramente, eles possam lutar pela educação em escalas maiores”, comenta.
As aulas começam em 18 de fevereiro e devem ser ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, na Faculdade de Letras do campus sede da UFJF. Mais informações estão disponíveis na página do Facebook, pelo link, e através do e-mail [email protected] .