Estiagem completa uma semana em JF

Dupla nadou até o vertedor, instrumento utilizado para escoar a água e controlar a vazão do lago
O forte calor e a ausência de chuvas têm feito juiz-foranos adotarem medidas pouco convencionais para se refrescarem. Nesta quarta-feira (8), quando a estiagem completou seis dias, e os termômetros atingiram 28,9 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois jovens foram flagrados nadando nas águas do lago do Campus da UFJF. O problema é que a prática não é permitida pela universidade, e os garotos provavelmente sabiam disso, pois penduraram suas roupas bem na placa que traz o alerta de proibido nadar no local. Se depender da previsão meteorológica, aliás, eles precisarão buscar alternativas para fugir das altas temperaturas. O maior índice dos últimos oito anos no período foi registrado no dia 1º, com 32,7 graus, e a previsão é que o calor continue nos próximos dias.
As máximas este mês no município têm oscilado entre 27 e 32,7 graus. Segundo dados do pluviômetro do Inmet, instalado na UFJF, nesta quinta-feira faz uma semana que o município está sem precipitações, e a previsão é que esta realidade se estenda por mais alguns dias. Segundo o meteorologista Fábio Rocha, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a condição observada é comum no verão, sendo o forte calor resultado da ausência de nuvens em virtude da atuação de uma massa de ar seco e quente. "Apesar de estarmos em uma estação chuvosa, esta série de dias sem tempestades pode ocorrer. No entanto, existe a previsão de pancadas de chuvas em áreas isoladas a partir do fim de semana", informou.
De acordo com dados do Inmet, nos últimos dez anos, já houve períodos de estiagem de até 17 dias em janeiro, o que ocorreu no ano de 2006. O menor período sem chuvas foi de quatro dias, nos anos de 2005, 2009 e 2013.
Lago
O risco ao qual a dupla se sujeitou na UFJF nesta quarta-feira foi ainda maior quando os garotos nadaram até uma estrutura do vertedor, que fica no meio do lago. O vertedor é um instrumento hidráulico utilizado para escoar a água e controlar a vazão do lago, evitando que ele transborde. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da UFJF, em situações semelhantes, os vigilantes que fazem o patrulhamento no entorno tentam retirar as pessoas da água. Para evitar casos como esse, a Secom informou que prepara uma campanha de divulgação sobre as regras de uso do campus universitário, a ser lançada ainda este semestre. Uma das questões que serão reforçadas é a proibição de usar o lago para esta prática.







