Ponto de corte cai na 1ª fase da UFJF

Medicina, direito diurno e engenharia civil mantiveram-se entre os cursos com nota de corte mais alta na primeira fase do vestibular da UFJF, correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com base na lista de classificados para a segunda etapa do concurso 2012, divulgada nesta segunda-feira (9) pela universidade, as pontuações mínimas para ingresso nas graduações mais concorridas caíram em relação à seleção anterior.
Curso mais procurado, medicina teve os conceitos mais altos nos três grupos de acesso, sendo preciso alcançar 3.841,5 pontos no grupo C (não cotistas) para ter as provas específicas, realizadas em dezembro, corrigidas. Os candidatos que disputam uma vaga na graduação pelo grupo A (estudantes de escolas públicas que se autodeclararam negros) precisaram fazer pelo menos 3.398,6 pontos no Enem para serem selecionados para a etapa seguinte da UFJF, enquanto os concorrentes pelo grupo B (egressos de escolas públicas) necessitaram de nota 3.507,6.
Assim como em 2011, direito diurno e engenharia civil aparecem logo em seguida na ampla concorrência (sem cotas), com pontos de corte 3.482,2 e 3.464,3, respectivamente. Os cursos também estão no topo do ranking nos grupos A e B. A maioria das graduações apresentou queda na nota mínima, em relação ao ano passado. No grupo A, houve redução do corte em 27 cursos, e aumento em 13; no B, 30 ficaram menos concorridos, e 12, mais disputados; e no C, 34 apresentaram queda, enquanto nove tiveram aumento.
Foram selecionados três candidatos por vaga, de acordo com curso e grupo, em um total de 4.839 inscritos considerados aptos para a segunda etapa. As notas da segunda fase do vestibular saem no dia 27 de janeiro, junto com as dos candidatos do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A pontuação do Enem não será somada ao conceito obtido nas provas específicas, sendo desconsiderada para a classificação final.
Sisu
Os interessados em uma das 701 vagas dos bacharelados interdisciplinares em artes e design, ciências humanas e ciências exatas da UFJF têm até quinta-feira para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo site http://sisu.mec.gov.br. A ferramenta do Ministério da Educação (MEC) utiliza apenas a nota do Enem para a classificação. A primeira chamada do concurso acontece no domingo.