Jardim Botânico sedia debate ambiental no próximo sábado

Evento busca proporcionar vivência, diálogo e trocas de experiência sobre a cultura da sustentabilidade


Por Tribuna

08/07/2025 às 07h55

Jardim Botanico Divulgacao UFJF
(Foto: UFJF/Divulgação)

No próximo sábado (12), o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe um encontro de Networking Ambiental. O evento tem início às 9h e se estenderá até meio-dia. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de um formulário disponibilizado neste link.

Promovido pela Rede Criativa de Juiz de Fora, o evento surgiu da ideia de dar continuidade ao que foi abordado na Semana da Criatividade, ocorrida em abril.

Segundo a idealizadora do evento, Wanessa Bittar, o Networking promove um momento aberto para falas de pessoas que realizam ações em prol da sustentabilidade, promovendo conexão com o público, e funcionando como uma roda de comunicação compartilhada. Este momento de conversação deve acontecer após um tour guiado na Casa Sustentável do Jardim Botânico. 

 “O intuito é conectar os participantes uns com os outros, para que eles possam compartilhar seus ideais, projetos e ações sustentáveis, sem que necessariamente tenha uma ‘pessoa de referência’ falando o tempo todo, o que vai ter será apenas uma mediação entre os assuntos debatidos pelo próprio público participante”, destaca Wanessa sobre a dinâmica.

Rede Criativa

A ideia da criação da Rede surgiu em um Encontro de Economia Criativa, idealizado por Wanessa Bittar, em 2022. A partir de então, foi criado um propósito entre pessoas diversas e interessadas, com o intuito de fomentar o diálogo entre cultura e sustentabilidade para produção e viabilização de projetos.

Essa união fortaleceu a ideia em utilizar o espaço da Semana da Criatividade e Inovação para pensar a cidade de Juiz de Fora com a ideia de prover maior qualidade de vida ao conseguir implementar diversas iniciativas sustentáveis. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.