Escolas estaduais de JF e região se mobilizam para a Olimpíada de Redação
O tema são “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens”; escrita deverá ser feita em sala na próxima quarta
Escolas de Juiz de Fora e região já estão mobilizadas para a Olimpíada de Redação da Rede Estadual de Minas Gerais. Com o tema “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens”, a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) é fomentar o protagonismo juvenil e estimular o pensamento crítico, despertando para o papel da tecnologia em suas vidas. A redação deverá ser elaborada em sala de aula na próxima quarta-feira (11) por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da educação especial e por aqueles que estão nos sistemas prisional e socioeducativo. O concurso terá várias etapas e segue até setembro.
“Já estamos no esquenta com eles, falando em sala de aula. Acreditamos que será uma forma de mostrarem o talento deles, refletirem sobre esse tema relevante e deixarem sua marca no estado de Minas. Dar voz aos alunos é um grande incentivo, e a escola (vencedora) vai ficar em evidência”, comemora a superintendente Regional de Ensino em Juiz de Fora, Mariluce Dias Ramos. A ação está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).
“O objetivo é incentivar a leitura e escrita dos nossos estudantes. Queremos mobilizá-los, fomentar a cidadania, o pensamento crítico”, destaca a superintendente sobre a Olimpíada de Redação. Ela comenta sobre a relevância do tema, a partir de sua experiência de 25 anos na docência e da recente restrição do uso de celular nas escolas, por meio da Lei nº 15.100/2025. A legislação foi uma resposta ao crescente debate sobre o uso desses aparelhos no ambiente escolar, devido aos impactos negativos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens.
“Estamos promovendo o acesso aos acervos (da Britannica Education), ao texto físico, tentando resgatar essa história, querendo, de fato, reduzir esse acesso excessivo às telas, humanizando esses espaços para que sejam mais atrativos, para que se interessem novamente – o Estado tem revitalizado e requalificado várias bibliotecas, além de promover a compra de livros. Ter acesso a tudo muito rápido tira essa habilidade de ler e interpretar um texto. A leitura faz a gente viajar, e é muito importante resgatar essa capacidade leitora”, avalia Mariluce, apontando também os investimentos na plataforma digital Elefante Letrado.
Etapas e premiação da Olimpíada de Redação
De acordo com a SEE/MG, a Olimpíada de Redação da Rede Estadual será realizada em três fases: escolar, regional e estadual. “As produções dos estudantes serão organizadas em três categorias, conforme a etapa de ensino: narrativa curta, narrativa longa e dissertativo-argumentativo.Os textos serão avaliados de acordo com cada categoria textual, considerando a adequação à proposta de produção, clareza, coesão e coerência das ideias, domínio da norma padrão da língua portuguesa, além de criatividade, originalidade e aspectos linguísticos e formais da escrita.”
Se houver empate nas fases regional ou estadual, os textos com maior nota nos critérios de adequação à proposta terão prioridade, seguidos pelos quesitos criatividade, originalidade e domínio da norma padrão da língua portuguesa. “Ao final do processo, serão selecionados vencedores na etapa estadual, em cada etapa de ensino. Os textos vencedores também serão publicados em uma coletânea digital. Além disso, os estudantes premiados receberão menção honrosa, assim como suas respectivas escolas e superintendências Regionais de Ensino (SREs).”