Interdição de trecho da Avenida Brasil causa engarrafamento em pontos da cidade

Parte da via foi fechada na quarta-feira para montagem de passarela do samba do Carnaval 2024; veja alternativas sugeridas no trânsito


Por Nayara Zanetti

08/02/2024 às 07h53

transito passarela do samba foto pjf
Trecho da Avenida Brasil interditado por conta da Passarela do Samba para o Carnaval de Juiz de Fora (Foto: Divulgação / SMU)

As mudanças no trânsito de Juiz de Fora, provocadas pela montagem da Passarela do Samba do Carnaval 2024, causaram um engarrafamento em pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (8). Desde a quarta (7), parte da Avenida Brasil foi fechada para a finalização da montagem da estrutura, fazendo com que a passagem na margem direita, entre as ruas Feliciano Pena e Oscar Surerus, no Bairro Mariano Procópio, na Zona Nordeste de Juiz de Fora, fosse interditada. Além disso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também informou que a Rua Mariano Procópio passa, a partir desta quinta, a funcionar em sentido único para o Centro, entre a Avenida dos Andradas e a Praça Agassis.

transito mariano procopio nayara zanetti2
Engarrafamento na Rua Henrique Burnier registrado por volta das 7h15 desta quinta-feira (Foto: Nayara Zanetti)

As alterações provocaram uma extensa fila de veículos, engarrafamento gerado também em vias próximas do local, como a Rua Henrique Burnier. Conforme o aplicativo Waze registrou às 7h30, o trânsito nesta via, no Bairro Mariano Procópio, já apresentava retenção com os carros passando a 4 km/h, em média, e precisando de 15 minutos para deixar a rua.

O trânsito também é intenso na Rua Cel. Vidal, paralela à Rua Henrique Burnier, com os carros passando em velocidade média de 11 km/h. Outros pontos de lentidão no tráfego da região, ainda conforme o aplicativo de navegação por GPS, ocorrem na Avenida Olavo Bilac e na Rua Mariano Procópio.

Alternativas diante do engarrafamento

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a melhor opção para os veículos de pequeno e médio porte que desejam acessar a Avenida Brasil é, após a Praça Agassis, acessar a Rua Ewbank da Câmara e, na sequência, a Rua Oscar Surerus, ao lado do Clube Dom Pedro, onde o semáforo com a Avenida Brasil foi desligado. Veículos de grande porte devem seguir o percurso pela Rua Antônio Lagrota até a Avenida Brasil.

Outra opção de itinerário para quem segue da Zona Norte para o Centro é passar pela Avenida Rui Barbosa, em Santa Terezinha, Rua Alencar Tristão e acessar a Avenida Rio Branco pela Garganta do Dilermando.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.