Calor e chuva marcam semana em Juiz de Fora

Massa de ar quente e instável, além da alta umidade, determinam clima


Por Bernardo Marchiori

08/01/2024 às 18h54

O tempo nublado, com possibilidade de chuva, continuará em Juiz de Fora e região – mas, dessa vez, com calor. É o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais, devido a uma grande massa de ar quente e instável e ao alto teor de umidade disponível na atmosfera. Esse contexto favorece o desenvolvimento de nuvens típicas de chuva intensas e tempestades, comuns no verão.

Nesta terça-feira (9), a previsão indica que o céu permanecerá de claro a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura pode variar de 19 a 29 graus. Durante essa segunda-feira (8), o valor máximo captado pelo Inmet foi de 30,1 graus, enquanto o mínimo atingiu 19,4 graus. Além disso, as condições atmosféricas estarão favoráveis para ocorrência de chuvas intensas, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir de 40 a 60 quilômetros por hora na Zona da Mata, na terça.

As condições climáticas não devem sofrer muitas variações para o restante da semana. A temperatura seguirá estável, assim como a ocorrência de chuvas e trovoadas. Apenas para a quarta-feira (10), a previsão não incluiu a chance de precipitação na Zona da Mata.

*Bernardo Marchiori, estagiário sob supervisor do editor Wendell Guiducci

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.