Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / bolsonaro

Uma nova era na saúde se inicia em JF

Boas notícias na área de saúde para a cidade é o que a Unimed Juiz de Fora anuncia em 2017. A cooperativa, que completa 44 anos de história neste domingo (8), conseguiu encerrar 2016 – ano conturbado pela crise política e econômica – com resultados positivos e entre as mais bem avaliadas pela Agência Nacional de Saúde […]

Por Guilherme Arêas

08/01/2017 às 07h00- Atualizada 16/01/2017 às 10h18

Com projeto baseado nos princípios da ecoarquitetura, Hospital Unimed vai oferecer acesso à medicina resolutiva e humanizada a seus mais de 300 beneficiários

Boas notícias na área de saúde para a cidade é o que a Unimed Juiz de Fora anuncia em 2017. A cooperativa, que completa 44 anos de história neste domingo (8), conseguiu encerrar 2016 – ano conturbado pela crise política e econômica – com resultados positivos e entre as mais bem avaliadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Além disso, passou a integrar o seleto grupo dos 50 maiores planos de saúde do Brasil segundo levantamento do jornal “Valor Econômico”, ficando entre as dez melhores empresas para trabalhar no estado entre todos os segmentos.

A estabilidade econômica e financeira da Unimed é fruto de uma gestão profissional, da parceria com 150 prestadores de serviço de saúde e, principalmente, do esforço e da competência dos mais de 1.400 médicos cooperados, responsáveis pelo atendimento de excelência em todas as especialidades médicas. São esses os elementos-chave que formam uma rede sustentável, capaz de absorver clientes de Juiz de Fora e região”, destaca o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, que acrescenta: “Somos uma cooperativa, e, na prática, isso nos torna mais fortes neste cenário instável, uma vez que os cooperados são também donos do negócio e, portanto, ainda mais comprometidos com a qualidade e os melhores resultados.”

Os bons ventos ainda anunciam que uma nova era em atendimento à saúde está chegando à cidade. A expectativa da cooperativa é, em um ano, inaugurar o Hospital Unimed, localizado no Salvaterra. “A chegada do hospital vai complementar a nossa rede de atendimento, além de oferecer um novo modelo de assistência. Queremos que o nosso hospital seja reconhecido como aquele que possui o melhor atendimento em Minas Gerais”, enfatiza Borges.

unimed2
Equipe será treinada para prestar atendimento de qualidade e com segurança a cada paciente

A moderna estrutura do empreendimento vai ofertar aos mais de 300 mil beneficiários da Zona da Mata e do Sul Fluminense um novo padrão de assistência e acesso a uma medicina resolutiva e humanizada, contemplando os três objetivos da saúde (Triple AIM): melhor saúde, melhor tratamento e custos sustentáveis. “A Unimed tem investido fortemente em um modelo de atenção que cuide da pessoa de forma integral. Esse mesmo modelo será levado para o hospital”, explica a diretora de Provimento de Saúde, Nathércia Abrão. Ela pontua que a governança clínica do hospital estará voltada para a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. Para isso, os profissionais vão passar por treinamentos e capacitações.”

 

Campanha na TV

Para marcar o aniversário de 44 anos, a Unimed Juiz de Fora lança, neste domingo (8), no intervalo do programa “Fantástico”, na Rede Globo, a nova campanha. O filme aborda os conceitos e o jeito de cuidar do Hospital Unimed.

 

Hospital vai gerar novos postos de trabalho

As obras do Hospital Unimed estão sendo custeadas por recursos de  instituições de financiamento – BNDES / BDMG e Banco Itaú. “O grande diferencial foi a contratação de assessorias financeiras que asseguraram a viabilidade econômica do projeto diante da capacidade da Unimed em suportar um investimento de R$ 100 milhões, explica o diretor Administrativo-Financeiro da Unimed, Darlam Kneipp. Ele ressalta que o cronograma dos trabalhos está sendo cumprido dentro dos prazos estipulados, conforme acordo firmado com os bancos. Com isso, a expectativa é inaugurar as obras do hospital em janeiro de 2018.

O conteúdo continua após o anúncio
Em obras, Hospital Unimed tem previsão de ser inaugurado em janeiro de 2018

Kneipp destaca que, no segundo semestre deste ano, tem início a parte mais complexa do projeto, que é a montagem interna com os equipamentos e enxoval. Após o pleno funcionamento da unidade, a Unimed espera um aumento de, pelo menos, 15% na carteira de clientes. “Mesmo com o hospital em obras, ele já tem atraído e fidelizado muitos clientes”.A Unimed Juiz de Fora é uma das marcas mais consolidadas dentro da cidade, além de ser referência nacional dentro do sistema da cooperativa”, ressalta o diretor de Mercado e Relacionamento da Unimed, Glauco Araújo. O hospital, segundo o estudo de viabilidade para o projeto, vai se comportar como um grande catalisador de negócios, gerando novos postos de trabalhos diretos na cidade.

 

Estrutura para 14 mil internações/ano

O Hospital Unimed está sendo erguido em um terreno de 35 mil metros quadrados, sendo que nove mil são de área verde preservada. Nos 12 andares da unidade, estarão divididos 190 leitos, pronto atendimento infantil e adulto, urgência e emergência, unidades de tratamento intensivo, centros cirúrgicos e obstétricos. A obra vem sendo feita dentro dos princípios da ecoarquitetura e conceito verde, com estruturas metálicas e fechamentos de fachada pré-fabricados e paredes internas em drywall, substituindo a alvenaria tradicional. Após ser finalizada, a construção priorizará luz e ventilação naturais, aquecimento solar e reutilização de águas pluviais. O hospital terá capacidade para realizar mais de 14 mil internações por ano.

 

Unidade de Cuidados Continuados

A Unimed Juiz de Fora busca aplicar os conceitos da medicina preventiva nas atenções primária, secundária e terciária. Estes programas, já reconhecidos pela ANS, fazem parte do Espaço Viver Bem, que também oferece a Atenção Domiciliar a mais de mil pacientes com condições crônicas. Segundo a diretora Nathércia, estas pessoas são acompanhadas em suas casas por uma equipe multidisciplinar e, em caso de internação, encaminhadas para a Unidade de Cuidados Continuados, uma ala dentro do Hospital São Vicente de Paulo, antigo HTO, inaugurada há 4 meses e gerenciada pela Unimed. Neste setor, os pacientes continuam a ser acompanhados pelos mesmos profissionais, que oferecem cuidados personalizados e humanizados. “É um modelo presente em poucos lugares no Brasil”, ressalta.

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais o olhar humanizado e a assistência próxima e eficaz, a Unimed inaugura, no fim deste mês, sua primeira Unidade de Atenção Integral à Saúde, na Rua Francisco Brandi, 137.

 

Conteúdo de responsabilidade da Unimed JF

 

 

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia