Tópicos em alta: cartas a jf / onça-pintada / dengue / polícia

Pancadas de chuva alagam ruas de Juiz de Fora

Alerta emitido pelo Inmet diz que há possibilidade de grandes volumes de precipitações nas próximas horas

Por Vívia Lima e Daniela Arbex

07/12/2018 às 13h03- Atualizada 07/12/2018 às 19h34

A chuva forte que atingiu Juiz de Fora na tarde desta sexta-feira (7) provocou pontos de alagamentos na cidade. Alguns locais voltaram a ficar parcialmente encobertos pela água, causando medo em lojistas, motoristas e pedestres. Na esquina das avenidas Rio Branco com José Procópio Teixeira, no Bom Pastor, Zona Sul, condutores tiveram dificuldades para passar pelo trecho. No Centro também houve registros de lugares tomados por água na Rua Sampaio e na Avenida Rio Branco. Segundo pluviômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalados no Campus da UFJF, o acumulado registrado na universidade entre 15 e 16h, horário da pancada mais forte, foi de 23,8 milímetros. De acordo com o Inmet, a instabilidade do tempo continua neste sábado. A previsão é de novas precipitações com trovoadas e rajadas de vento. A máxima será de 21 graus e a mínima pode chegar a 15.

Cruzamento da Rio Branco com a José Procópio Teixiera ficou alagado (Foto: Regina Campos)
Rua Sampaio foi outro ponto que condutores também tiveram dificuldade em passar (Foto: Kathlenn Batista)
Cruzamento da Rua Antônio Passarela com a Avenida Itamar Franco também teve grande acumulado de água (Foto: André Castro)

O alerta de perigo para a região foi reforçado pelo Inmet. Ainda na manhã de sexta-feira, o instituto já informava sobre o risco de grandes acumulados de chuva. No aviso consta que há a possibilidade de registro de3 0 a 60 milímetros de chuva por hora, ou de 50 a 100 milímetros por dia.

O conteúdo continua após o anúncio

Dois dias após o temporal que arrasou o município de Simão Pereira – deixando 50 pessoas desalojadas -, o clima de apreensão tomou conta dos moradores de Juiz de Fora. Nas avenidas Ibitiguaia e Santa Luzia, na Zona Sul, lojistas ficaram preocupados com a possibilidade de a água invadir os estabelecimentos. O comércio da área não contabilizou prejuízos, mas, em alguns pontos, a água chegou até a porta dos imóveis, obrigando lojistas a retirarem mercadorias do chão, caso da bomboniere na qual Lucas Daniel da Silva é funcionário. Com medo de perder os produtos, ele suspendeu caixas de vinho e de biscoitos. “Todo ano a gente fica com medo em períodos assim. Hoje não entrou água na loja, mas houve vezes que perdemos mercadorias”, lembrou. Assim como na bomboniere, proprietários de uma farmácia ao lado e de estabelecimentos vizinhos ficaram de olho no nível da água. Usuários do transporte coletivo que estavam em pontos de ônibus também buscaram abrigo no comércio local.

Mais chuva

A área de instabilidade que atua sobre o Sudeste do país promete continuar agindo em Juiz de Fora, trazendo mais chuvas para o município e região no fim de semana. Segundo o Inmet, no sábado, o céu deve ficar nublado, com pancadas de chuva.Além disto, uma massa de ar frio, oriunda do Sul do país, pode derrubar as temperaturas mínimas e máximas. No domingo (9), a possibilidade de pancadas de chuvas diminui, mas ainda podem ocorrer precipitações fracas. O céu fica nublado, podendo haver nevoeiro ao amanhecer. As temperaturas devem oscilar entre 12 graus, a mínima, e 23, a máxima.

Tópicos: chuva

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia