Incidência de casos de dengue preocupa em São Mateus e no Centro
Juiz de Fora está entre os 23 municípios mineiros em alerta para a dengue, conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), referente a outubro de 2012, aponta média 1 na cidade, enquanto o índice considerado satisfatório é inferior a esse número. Das 1.239 cidades analisadas no país, 377 estão em situação de alerta, 77 de risco e 787 em condição satisfatória. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), o Bairro São Mateus, o Centro e a Zona Norte, são as regiões consideradas prioritárias no trabalho de prevenção da doença, por terem apresentado, no ano passado, a maior quantidade de focos. Além de água limpa e parada, já há a constatação de que o mosquito tem encontrado ambiente propício para sua multiplicação em água suja.
Há duas semanas do início do verão, o tema volta a preocupar, já que o tempo quente e chuvoso contribui para a proliferação dos casos. Ainda mais depois que 100kg do abate, veneno granulado para combate do mosquito, foi perdido na cidade. O produto estava no depósito da SRS, no Jardim Natal, e foi atingido pelas chuvas, ficando parcialmente inutilizado. O superintendente do órgão, Cláudio Reis, informou, ontem, que a perda não foi significativa, visto que outros 2.900kg do veneno estão a salvo. Segundo ele, a quantidade é suficiente para atender 37 municípios da região aos quais o produto estava destinado, 13 deles com focos constatados de dengue, como Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Santos Dumont, Rio Novo, Guarará, Bicas, entre outros. "A perda ocorrida é praticamente insignificante e só aconteceu porque a porta do depósito foi arrombada, permitindo a entrada de água", explicou Cláudio.
Força-tarefa
O superintendente também informou que uma força-tarefa está sendo montada para combate do mosquito na região macrosudeste, que engloba 94 municípios, inclusive Juiz de Fora. O trabalho está em fase de levantamento do Liraa, para definição das ações. Atualmente, 64 técnicos do órgão estão visitando os municípios para coleta de material, identificação de focos do mosquito transmissor da dengue e aplicação de inseticida num raio de até 200 metros das áreas atingidas. O superintendente afirma, no entanto, que os melhores resultados acontecem nos locais onde há maior participação da comunidade. "Se todos fizerem a sua parte, dedicando pelo menos dez minutos diários para tentar localizar possíveis focos, checando calhas, piscinas, vaso de plantas, lajes, pneus, o índice de infestação será reduzido."
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, houve uma redução significativa de casos da doença na cidade nos últimos três anos. Em 2010, foram dez mil registros. Em 2011, 1.800. Este ano, ele diz que são 39 casos. Apesar de os números oficiais apontarem para o controle dos casos, agentes de endemia que estão atuando nos bairros temem a subnotificação e consideram a situação de alguns bairros da Zona Sul preocupantes. "A partir do dia 15 de dezembro, vamos iniciar as batalhas regionais com o combate aos focos dos vetores, com grande mobilização em relação ao combate e ao recolhimento de prováveis reservatórios dos mosquitos", afirmou Ivander, garantindo que não houve atraso no início das ações de combate. Segundo ele, os trabalhos serão iniciados da periferia para o Centro, começando pela Zona Norte.
No início da semana, foi realizada reunião na SRS com 37 prefeitos eleitos da região, a fim de discutir a questão da dengue e o Plano Diretor de Urgência e Emergência.








