Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Ricardo Berzoini fala sobre regulação da mídia na Câmara de JF

Ex-ministro das Comunicações destacou também sobre questões relacionadas às mídias digitais

Por Tribuna

07/11/2018 às 20h27

O debate contou ainda com a participação da editora executiva de Integração da Tribuna, a jornalista Marise Baesso (Foto: Humberto Nicolini)

Organizada pela Câmara, a Semana Municipal de Comunicação Social Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra teve seu ponto alto na tarde desta quarta-feira (7), quando o ex-ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, participou do painel “Regulação da Mídia: censura ou necessidade?” “Este tema é caro à democracia. A informação deve prevalecer sobre os interesses econômicos, políticos e de qualquer pessoa, para que nós possamos, tanto do ponto de vista econômico e democrático ter liberdade de escolha. Ademais é preciso haver um tipo de legislação que não pratique censura, mas que permita a responsabilização quando se faz”, defendeu Berzoini, que é nascido em Juiz de Fora. O debate contou ainda com a participação da editora executiva de Integração da Tribuna, a jornalista Marise Baesso.

O conteúdo continua após o anúncio

O ex-ministro falou ainda sobre a necessidade de as instituições democráticas estarem atentas ao combate aos monopólios dos meios de comunicação e também da educação. Berzoini destacou também sobre questões relacionadas às mídias digitais. Para ele, a internet não pode ser uma terra sem lei e é necessário que haja, também no espaço virtual, o respeito à dignidade do ser humano. Berzoini opinou que o mecanismo de anonimato que a internet proporciona vai contra a liberdade de expressão, prevista na Constituição, citando ainda situações vivenciadas no recente processo eleitoral brasileiro. “Há de se ter uma atitude mais contundente dos órgãos eleitorais para tentar e estudar formas de se combater fake news. Se não a cada eleição estaremos sujeitos à manipulação”, pontuou.

As chamadas “fake news” voltarão a ser tema de discussão na Semana de Comunicação da Câmara nesta quinta, às 17h, quando será realizado o painel “Os desafios que as fake news impõem ao jornalismo e à política”, com os debatedores Gilze Bara e Ricardo Assis. Já às 19h, o tema será “Comunicação e Inclusão”, em exposição ministrada por Aline Avellar e Gabriel Martins.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia