Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Estudantes de Direito mediam audiências de conciliação

Instituto Vianna Júnior participa da 13ª Semana Nacional de Conciliação, promovida, anualmente, por TJMG e CNJ

Por Tribuna

07/11/2018 às 20h36

Semana-Nacional-de-Conciliação
Cerca de 15 estudantes do curso de Direito do Instituto Vianna Júnior foram selecionados pelo Núcleo de Práticas para participar da Semana Nacional de Conciliação (Foto: Marcelo Ribeiro)

Estudantes do curso de Direito do Instituto Vianna Júnior conduzem, até esta sexta-feira (9), audiências conciliatórias de mais de 260 processos da 13ª Semana Nacional de Conciliação. Promovido anualmente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a nível nacional, o evento é responsável por incentivar a mediação do diálogo entre ambas as partes do conflito. A Semana da Conciliação é temática. Neste ano, o tema diz respeito a processos de execuções fiscais do Município de Juiz de Fora. “Encaminharam-nos 261 processos e estamos promovendo as conciliações”, explica o coordenador do Núcleo de Práticas do Instituto Vianna Júnior, Guilherme Giovanoni, projeto de extensão responsável por intermediar a participação de 15 discentes.

A conciliação diz respeito à resolução de conflitos por meio de diálogos, sejam conflitos já ajuizados ou apenas informais. Os próprios estudantes conduzem as audiências, ainda que os professores estejam à disposição para esclarecer as dúvidas durante as sessões. “Nós costumamos conduzir (as audiências) em grupo — duplas ou trios —, mas já conduzi sozinha também. Normalmente, fazemos mais de cinco audiências por dia”, conta a estudante Gabriela Albuquerque, do 4° período. Gabriela reitera ainda que “hoje em dia, como o efetivo da Justiça não está dando conta da demanda, vejo essa área tanto da conciliação quanto mediação com grande potencial no futuro”.

O conteúdo continua após o anúncio

Conforme Giovanoni, “os alunos que querem participar são selecionados previamente em uma prova. Depois, há um treinamento com os alunos para explicar como é o procedimento, o modo como se portar em uma audiência de conciliação e a maneira como conduzir as próprias audiências. Após a preparação, nós orientamos os alunos sobre a discussão dos processos”. Em aulas práticas, além disso, a Faculdade de Direito do Vianna Júnior já atende a população de baixa renda em conflitos informais. Cidadãos com problemas jurídicos procuram a instituição para atendimento e tentativa de conciliação antes de o conflito ser ajuizado.

As audiências da 13ª Semana Nacional de Conciliação acontecem desde a última segunda (5), entre 15h40 e 17h10, na sede do Núcleo de Práticas (Avenida Doutor João Pinheiro 67, Bairro Santa Helena).

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia