Nevoeiro encobre cidade durante a manhã

Umidade relativa do ar chegou a 90% ontem
Quem acordou cedo ontem presenciou uma típica manhã de outono. Um denso nevoeiro cobriu a cidade nas primeiras horas do dia, reduzindo a visibilidade nas áreas mais altas da cidade, comprometendo o trânsito e até mesmo as operações no Aeroporto da Serrinha. Um voo para São Paulo, previsto para às 6h, só pôde decolar às 9h, depois que a densa neblina se dissipou com o aumento da temperatura. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, em Belo Horizonte, o fenômeno consiste na concentração de gotículas d’água em suspensão no ar e é normal nessa época do ano. Além disso, o instituto aponta que as manhãs devem continuar cinzentas, nas primeira horas do dia, ao longo da próxima semana.
Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, o nevoeiro foi causado pela presença de uma massa de ar úmido vinda do mar, associada à queda da temperatura na madrugada. A mínima registrada nesta sexta-feira foi de 16,4 graus, enquanto a máxima prevista para a tarde era de 25 graus. "Nessa época, começa a se acentuar a amplitude térmica, ficando na casa dos dez graus a diferença entre a máxima e a mínima, contribuindo para a formação do nevoeiro", explica o pesquisador. Ele informa que a menor temperatura desse outono foi de 28,1 graus, registrada no dia 28 de abril.
Uma grande diferença também pode ser sentida em relação à umidade relativa do ar. Isso porque durante a madrugada e começo da manhã ela pode ultrapassar os 90% e, durante a tarde, baixa para 55%, em média. "Mesmo essa variação é considerada normal para o outono e não provoca riscos", diz Claudemir. Embora a umidade fique bem alta no começo da manhã, não estão previstas chuvas, pelo menos neste final desta semana. A temperatura máxima também deve subir, alcançando 26 graus.








