Carreta com 11 toneladas de papelão pega fogo e fecha Av. JK. Trânsito foi liberado por volta das 17h

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de Minas
Atualizada às 17h52
Uma carreta carregada com mais de 11 toneladas de papelão prensado pegou fogo em plena Avenida JK e fechou o trânsito no principal corredor de acesso a bairros da Zona Norte de Juiz de Fora entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (6). O incêndio teria começado por volta das 11h30, após um pneu do veículo Volvo, com placa de Bicas (MG), estourar na altura dos bairros Barbosa Lage e Jóquei Clube I. O motorista do caminhão seguia sentido Benfica e parou na via para averiguar o ocorrido. Junto com o pai, que trafegava em outra carreta à frente, 68, e policiais militares que perceberam a situação, ele tentou apagar as chamas com extintores, mas o fogo rapidamente se espalhou pela carroceria. Ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, e cerca de 15 militares atuaram no combate ao incêndio, que só foi controlado mais de uma hora depois. Um densa nuvem de fumaça encobriu toda a região, levando incômodo a moradores e pessoas que estavam no local. Já os motoristas, sofreram com o congestionamento, porque o tráfego foi interrompido na JK e desviado para o Acesso Norte, causando lentidão. De acordo com a assessoria de imprensa da Settra, o trânsito foi liberado por volta das 17h e flui normalmente.
De acordo com o tenente dos bombeiros que esteve à frente da ocorrência, Paulo Roberto Ribeiro, cerca de 15 mil litros de água foram utilizados para apagar o fogo, além do líquido usado no rescaldo. Apenas parte da cabine e os dois pneus dianteiros não foram queimados. O oficial explicou que, além de a carga ser altamente inflamável, o combate às chamas foi difícil porque os fardos de papelão estava muitos compactados, e a superfície do material não era muito permeável. “Esse tipo de papelão passa por um tratamento especial e, quando a água bate, escorre, não penetra.” Ainda conforme ele, pelo menos quatro caminhões de combate a incêndio foram mobilizados.
O policial militar da 173ª Companhia da PM cabo Luiz Filho contou que estava parado com a viatura da Patrulha Escolar no trevo do Jóquei, quando escutou o pneu da carreta estourar. “Ouvi a explosão e observei que já estava pegando fogo embaixo do veículo. Junto com o motorista e outro caminhoneiro tentei apagar o fogo com extintores mas, como a carga era de papelão, em três ou quatro minutos o fogo atingiu a lona e se espalhou.”
O motorista da carreta incendiada, 28, preferiu não falar sobre o incidente, mas o pai dele, José Roberto Machado, 63, contou que os dois viajavam juntos em comboio, cada um carregando em sua carreta mais de 11 toneladas de papelão. Pai e filho saíram de Pirapetinga, na Zona da Mata mineira, e seguiam para o município paulista de Amparo. “Deu um estouro no pneu dele. Parei para ajudar e, quando cheguei perto, já estava pegando fogo. Não deu nem para desengatar (separar a carroceria do engate que a prendia ao cavalo)”, lamentou o caminhoneiro.
















