Dia da Independência: confira os serviços que irão funcionar em Juiz de Fora no feriado

Coleta de lixo será interrompida na quinta-feira (7); veja todas as alterações


Por Tribuna

06/09/2023 às 09h56

No Dia da Independência do Brasil, feriado nacional celebrado nesta quinta-feira (7), alguns serviços terão alterações em Juiz de Fora. Na sexta-feira (8), haverá expediente normal nas repartições públicas e privadas. Confira quais atividades irão funcionar ou serão interrompidas na cidade durante o feriado:

  • Saúde

Os serviços de Urgência e Emergência do Pronto Atendimento Infantil (PAI), Regional Leste e Hospital de Pronto Socorro (HPS), bem como a Central de Regulação de Vagas Hospitalares, permanecem em funcionamento normal 24 horas durante o período. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não funcionam na quinta-feira. As atividades nas UBS’s serão realizadas normalmente na sexta-feira. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) e o Serviço de Saúde do Idoso (Sasi) não funcionam na quinta-feira.

O Departamento de Saúde Mental (DESM), o Centro de Atenção à Saúde Mental (CASM)/ Centro de Convivência Recriar (CCR), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Leste e CAPS i paralisam os atendimentos na quinta-feira. O CAPS AD e o CAPS Casa Viva funcionam normalmente.

O Pam Marechal permanece fechado na quinta. As vacinações contra a Covid-19, Influenza e de rotina retornam na sexta-feira nas UBSs, no DSMGCA e no Sasi, a partir das 8h. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) permanecem fechados na quinta. O Pronto Atendimento Odontológico, no HPS, funciona normalmente, 24 horas durante o período.

  • Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) irá trabalhar em esquema de plantão na quinta-feira com atendimento pelo telefone 115 ou pelo (32) 3142-0777, que operam 24 horas. Na sexta, a companhia funciona normalmente.

  • Demlurb

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) irá atuar em escala com a equipe de varrição durante o feriado. Para ações emergenciais, o departamento contará com uma equipe de. Não haverá serviço de coleta domiciliar e seletiva e ecopontos.

  • Empav

A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) contará com equipes de plantão na quinta-feira e no sábado (9), atuando em todas as frentes de trabalho do setor operacional para atender às demandas que possam surgir e, também, dar sequência aos atendimentos de 7h às 16h. Na sexta-feira, o expediente é normal.

  • Guarda Municipal

A Guarda atuará no feriado em apoio às comemorações do 7 de setembro, na Central de Monitoramento e Operações (CMO) 24h pelo 153 e em rondas preventivas.

  • Agentes de Transporte e Trânsito

Durante o feriado, as equipes atuam na organização do trânsito durante o fechamento da Avenida Rio Branco para o desfile de 7 de setembro. Os agentes estarão de plantão no feriado e podem ser acionados pelo 2104-7400.

  • Defesa Civil

A equipe da Defesa Civil estará de plantão. Em caso de emergência, disque 199. A Central de Atendimento funciona 24h.

  • Mercado Municipal

Na quinta-feira, funcionará das 8h às 12h.

  • Feiras livres

As feiras de quinta-feira funcionarão normalmente.

  • Restaurante Popular

Nesta quinta-feira, funcionará o Projeto Final de Semana sem Fome, com atendimento exclusivo às pessoas em situação de rua.

  • Casa da Mulher

O centro de referência não funcionará na quinta, retornando o funcionamento normal na sexta.

  • Assistência Social

Funcionarão normalmente os serviços de Casas de Acolhimento, Casas de Passagem e Abordagem Social (3690-7770). Os centros Especializado de Assistência Social (Creas) e de Referência de Assistência Social (Cras) e Serviços de Fortalecimento de Vínculos não funcionarão na quinta, retornando o funcionamento normal na sexta.

  • Conselhos Tutelares

Funcionarão em esquema de plantão, pelos telefones: Sul/Oeste: 98431-4793 Centro/Norte: 98429-4740; Leste: 98463-0980.

  • Espaço Cidade

Funcionará na quinta-feira, das 10h às 14h.

  • Departamento de Atendimento ao Cidadão

O DAC não funciona nos feriados. Atendimento normal na sexta-feira.

  • Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)

O Procon não funcionará no feriado de quinta-feira. Na sexta-feira, o atendimento será normal.

Cultura e lazer

  • Funalfa:

O Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) funcionará das 10h às 18h. O Museu Ferroviário permanece aberto das 9h às 17h. O Paço Municipal, Anfiteatro João Carriço, Dnar Rocha, Biblioteca Municipal Murilo Mendes, Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e Teatro Paschoal Carlos Magno permanecem fechados durante o feriado.

  • Parque Municipal

O local funcionará normalmente na quinta-feira, das 8h às 17h, com entrada permitida até 16h.

  • Museu Mariano Procópio

Tanto o Parque quanto o Museu funcionam normalmente na quinta-feira, das 10h30 às 16h. Na sexta-feira, volta ao funcionamento normal das 9h às 16h.

  • Parque da Lajinha

O Parque da Lajinha funcionará na quinta-feira normalmente, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h30.

  • Bancos

As agências bancárias não abrem nesta quinta-feira, mas retornam o atendimento ao público normalmente na sexta-feira. Nesses dias que seguem o feriado, as áreas de autoatendimento estarão disponíveis aos cliente.

  • Comércio

As lojas que solicitaram autorização no sindicato patronal poderão abrir no feriado. Segundo informações do Sindicomércio, mais de 130 estabelecimentos devem abrir no feriado em Juiz de Fora. O comércio funcionará normalmente na sexta-feira.

  • Hemominas

O Hemominas, localizado na Rua Barão de Cataguases, s/n, no Bairro Santa Helena, estará fechado nesta quinta-feira, mas funciona de 7h ao meio-dia na sexta-feira e no sábado.

LEIA TAMBÉM

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.