Semana de tempo instável
Os próximos dias ainda serão chuvosos em Juiz de Fora, por causa da atuação da instabilidade atmosférica. Ela é formada pelo fluxo de umidade que vem da Amazônia e atinge as regiões central e Sudeste do país, em um sistema chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão é que esse fenômeno permaneça ativo por pelo menos mais três dias, proporcionando céu mais nublado e pancadas de chuvas a qualquer hora do dia.
No entanto, as temperaturas vão continuar altas, deixando os dias abafados. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até quinta-feira (9) a máxima poderá oscilar entre 26 e 28 graus, com mínima entre 18 e 20 graus.
Aviso meteorológico divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas até esta terça, em toda a Zona da Mata, além da região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessas áreas, até o fim do dia, o acumulado de precipitações pode chegar a 50 milímetros, com rajadas de ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.
A fim de comparação, em fevereiro são esperados 217,4 milímetros e, até o fim da tarde desta segunda, o acumulado era de 30 milímetros.