Postes permanecem acesos durante o dia


Por Tribuna

05/07/2011 às 07h00

O desperdício de energia na iluminação pública continua recorrente nas ruas da cidade. Em vários pontos da região Central, por exemplo, postes permanecem acesos 24 horas por dia, há mais de duas semanas. É o caso da movimentada Avenida Getúlio Vargas, onde dois desses dispositivos estão nessa situação desde o último dia 18. "É um desperdício que acaba sendo pago pela população. Devia haver uma fiscalização maior sobre esses problemas", afirmou o estudante Filipe Ramos, 16 anos, que atua como vendedor em uma loja da área. Apesar da situação, ele disse nunca ter visto equipes de reparo efetuarem a manutenção. Já uma comerciante vizinha, que preferiu não ser identificada, aproveitou para ressaltar o fato de não se tratar apenas de um problema relacionado ao gasto de dinheiro público. "Reflete também a falta de consciência ambiental, em tempos em que o uso consciente da energia é tão valorizado".

Na Avenida Raul Soares, no Centro, um poste situado na altura do número 30 apresenta problemas de funcionamento há mais de dez dias. O comerciante Getúlio Aparecido Ricardo, 32, conta que, além de ficar acesa durante o dia, é comum a lâmpada deixar de funcionar no período noturno. O colega de profissão Luiz Teixeira, 62, acrescenta o fato de técnicos da Cemig terem visitado o local recentemente para fazer reparos na fiação. Entretanto, o quadro permaneceu sem solução. Quadros semelhantes também ocorrem ao longo das avenidas Independência e Brasil. Nesta última, pelo menos quatro postes, em diferentes trechos, estavam acesos durante a tarde de ontem.

Por meio da assessoria, a Cemig alegou que, sem a formalização de reclamações, a companhia tem dificuldade em resolver os problemas, já que não há como manter uma fiscalização frequente sobre as mais de 50 mil unidades de iluminação da cidade. Sendo assim, pediu que a população comunique as falhas pelo telefone 116. Feito isso, o problema deve ser resolvido em até sete dias. Caso contrário, a companhia pode ser penalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel). A assessoria destaca também que, ao ser feita a reclamação, é importante que o usuário guarde o número do protocolo de atendimento. Com isso, caso haja atraso nas operações, poderá ser verificado o motivo. Já em relação à iluminação pública de caráter ornamental, como ocorre em praças, a responsabilidade fica a cargo da Prefeitura. Para essa situação, as deficiências no serviço devem ser repassadas à Secretaria de Obras, pelo telefone 3690-7403.

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