Pism 2026: confira as mudanças no transporte público e no acesso à UFJF nos dias das provas

Mais de 45 mil candidatos irão fazer o vestibular para ingresso na Universidade


Por Bernardo Marchiori

04/12/2025 às 17h13

Para a realização do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2026), neste sábado (6) e domingo (7), foram anunciadas medidas para facilitar o transporte e o fluxo de tráfego nos arredores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais de 45 mil candidatos irão fazer as provas.

A primeira recomendação é que os candidatos se familiarizem com os locais de prova antes dos dias dos exames, devido à extensão do campus da UFJF e à distância entre as unidades onde serão aplicados os exames. Além disso, como o trânsito tende a ficar mais intenso conforme o horário das avaliações se aproxima, a orientação é sair de casa com antecedência.

Transporte público

Como o habitual, o ônibus será gratuito no domingo. Serão realizadas mudanças no fluxo de tráfego nas ruas que circundam o campus: um trecho da Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro São Pedro, será transformado em mão única a partir da Rua Lauro Téles Mesquita até a rotatória do Portão Norte da UFJF.

Na Rua José Lourenço Kelmer, a mão única será implantada da rotatória do Portão Norte da UFJF até o cruzamento com a Via São Pedro, no Trevo do Jardim Casablanca. A Rua Lauro Téles Mesquita terá o sentido invertido, permitindo o acesso à Avenida Presidente Costa e Silva.

Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) criou a linha de ônibus especial 180 (Universidade), que ligará o Centro de Juiz de Fora ao campus pelo lado Sul. O percurso inclui as avenidas Getúlio Vargas, Itamar Franco, Paulo Japiassu Coelho, Deusdedith Salgado, Mello Reis e Eugênio do Nascimento; a via local UFJF; as faculdades de Engenharia, Odontologia, Farmácia, Economia e o Instituto de Ciências Humanas (ICH); a faculdade de Direito e a sede da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) no campus. A linha especial começa a circular às 10h, operando intermitentemente até 11h20, último horário de partida.

Outra modificação diz respeito à linha 555 (Universidade), que terá seu ponto inicial também na Aven ida Getúlio Vargas, com um trajeto diferenciado: Avenida Itamar Franco; Avenida Rio Branco; Rua Silva Jardim; Avenida Francisco Bernardino; Barão de Cataguases; Avenida dos Andradas; Rua José Carlos Moraes Sarmento; Estrada Gentil Forn; Rua José Lourenço Kelmer; faculdades de Letras, Engenharia, Odontologia, Farmácia, Economia e ICH; Faculdade de Direito e a sede da Proinfra no campus.

Para candidatos de áreas atendidas por outras linhas direcionadas ao campus e à Avenida Eugênio do Nascimento, estarão disponíveis as linhas:

  • 170 (Zona Nordeste/UFJF), com partida do Bairro Filgueiras às 10h;
  • 190 (Zona Sul/UFJF), que sai do Bairro Sagrado Coração às 10h10;
  • 655 (IF Sudeste/UFJF), partindo do Bairro Esplanada às 10h30;
  • 755 (Zona Norte/UFJF), com saída do Bairro Santa Lúcia às 10h;
  • Com exceção das linhas 170 e 755, que atendem ao campus, as linhas acima passarão inicialmente pela Faculdade Doctum e pelas faculdades de Medicina e Fisioterapia, no Dom Orione.

Adicionalmente, seis outras linhas que passam pelo anel viário da UFJF estarão disponíveis: 532 (São Pedro), 534 (Santos Dumont), 544 (Recanto dos Brugger), 547 (Nossa Senhora de Fátima), 548 (Adolpho Vireque) e 549 (Nova Germânia). As linhas 525, 535 e 545 não irão circular  nos dias do Pism.

Acesso ao campus para o Pism 2026

A UFJF disponibilizará uma equipe de apoio para orientar os candidatos e acompanhantes nos dois dias de prova. Os integrantes estarão identificados por coletes vermelhos. Segundo a instituição, o campus contará com 20 unidades para aplicação das provas, sendo que 18 delas ficam na sede e as faculdades de Medicina e Fisioterapia estão localizadas na unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU).

Estacionamentos e circulação

Nos dois dias de provas, o anel viário do campus estará liberado para estacionamento, com exceção das áreas reservadas para pontos de ônibus e embarque/desembarque. Também estarão disponíveis os estacionamentos da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, da Faculdade de Educação, do platô localizado acima do ICH, da Reitoria e da Praça Cívica (Concha Acústica)

A Faculdade de Engenharia e o Centro de Biologia da Reprodução também estarão disponíveis, inclusive com vaga exclusiva para motocicletas. Além disso, poderão ser utilizados os estacionamentos localizados atrás do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e os estacionamentos do Centro de Ciências.

A ciclovia do anel viário será destinada ao tráfego de veículos oficiais, viaturas e ambulâncias. A UFJF recomenda que, nesses dias, a comunidade evite utilizar a ciclovia para atividades de lazer e exercício, devido ao aumento do fluxo de pessoas e veículos.

Banheiros e infraestrutura

Serão disponibilizados banheiros para uso dos candidatos antes e durante as provas. Além dos banheiros fixos no Centro de Vivências, Praça Cívica e Faculdade de Engenharia, a Universidade também instalará banheiros químicos nas áreas mais distantes, como nas faculdades de Medicina, Farmácia e nos Institutos de Ciências Exatas e Biológicas.

Recomendações gerais

A UFJF orienta que os candidatos planejem o acesso ao campus com antecedência e fiquem atentos aos horários de transporte e de abertura dos portões, que começam às 12h e se fecham pontualmente às 13h. O site da SMU disponibiliza os itinerários atualizados das linhas de ônibus, e também é possível obter informações sobre o trânsito por meio de aplicativos como o Waze e dos painéis de mensagens móveis instalados nas vias.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.