Boletim epidemiológico confirma três mortes por Covid-19 em Juiz de Fora
Balanço diário também apontou 70 novos casos e 137 suspeitas da doença
O número de vítimas fatais da Covid- 19 em Juiz de Fora aumentou para 2.031 com a confirmação de três novas mortes pela Secretaria de Saúde. A primeira vítima é um homem de 45 anos, falecido nesta quinta-feira (4). Pelas informações da PJF, ele tinha doença cardíaca crônica como comorbidade. A segunda vítima, uma idosa de 88 anos, morreu na quarta (3) e também apresentava problemas cardíacos. Por fim, foi listado o óbito de uma idosa de 97 anos, ocorrido na quinta-feira da semana passada (28 de outubro). Ela tinha doença neurológica crônica, conforme o boletim.
As comorbidades, além da idade, segundo as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no informativo epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as comorbidades associadas ao agravamento do coronavírus. A Prefeitura não informa a situação vacinal dos pacientes que evoluíram para óbito.
Ainda de acordo com o boletim, foram contabilizados 70 novos diagnósticos da doença, que somam 47.230 desde o início da pandemia; e outros 137 casos de síndrome gripal, considerados suspeitas de coronavírus, que agora totalizam 108.322.
Hospitalizações
Havia 97 pessoas internadas com a infecção de Covid-19 às 19h desta quinta-feira (4). Desse total, 40 pacientes ocupavam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enquanto 57 recebiam atendimento nas enfermarias.
A ocupação nas UTIs do SUS, somente destinadas ao tratamento de coronavírus, era de 31,10%. Já nas enfermarias, 25,95%. Na rede privada, 64,07% dos leitos de UTIs estão ocupados – neste caso, somando pacientes acometidos por variadas doenças. A PJF não informa a ocupação em enfermarias privadas.
Todos os dados do boletim epidemiológico (casos, óbitos e suspeitas) são referentes a moradores de Juiz de Fora.
Vacinação
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 7.136 doses totais de vacinas ao longo desta quinta-feira (4), sendo 230 primeiras doses, 3.893 D2, 6 doses únicas e 3.007 aplicações de reforço.