Ouça agora

UAI é inaugurada em shopping da cidade


Por Tribuna

04/10/2011 às 07h00

Juiz de Fora terá, a partir de hoje, uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) que atuará na emissão de carteiras de identidade e de trabalho, atestado de antecedentes criminais, solicitação de seguro desemprego e inscrição de CPF, entre outros. Todos os serviços serão realizados gratuitamente, e a previsão é que cerca de 980 atendimentos sejam feitos diariamente. Com isso, a sede juiz-forana do Posto de Serviços e Informações para o Usuário (Psiu), no Calçadão da Rua Halfeld, que emitia carteiras de identidade e atestados de antecedentes criminais, será desativada. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), há atualmente 25 UAIs espelhadas em 21 municípios, quatro delas na capital. Em Juiz de Fora, a unidade funcionará no Independência Shopping, no Cascatinha, Zona Sul, das 8h às 17h, sem restrição de senhas.

A assessoria explicou que a mudança faz parte do projeto "Descomplicar", do Governo de Minas Gerais, e que o principal objetivo é conferir mais conforto, agilidade e melhor condição estrutural aos usuários. O local terá 26 guichês de atendimento, e 46 profissionais foram contratados, encerrando o período de treinamento ontem. Segundo a Seplag, o prédio onde o Psiu operava, que pertence ao Estado, não comportaria a estrutura de uma UAI. Ainda não há informações sobre o destino da edificação. A Secretaria informou que, para a escolha do lugar de atendimento, foram consideradas questões como facilidade de acesso por diversos meios de transporte e instalações com dimensões adequadas para a prestação do serviço.

Apesar disso, a localização parece ser desfavorável a uma parcela da população. "Fica muito longe para quem, como eu, precisa de duas conduções para chegar ao shopping", disse a vendedora Ana Beatriz de Oliveira Nogueira, 28, moradora do Bairro Santa Cruz. Dependendo do serviço que estiver buscando, Ana Luiza e outros moradores de áreas mais afastadas da região Central podem recorrer à Câmara Municipal, no Centro, que emite carteiras de identidade e de trabalho diariamente, de 8h ao meio-dia. Para o presidente da Casa, Carlos Bonifácio (PRB), o movimento tende a crescer. "Uma parcela muito grande da população tem acesso mais fácil e barato ao Parque Halfeld. Estamos nos preparando para o aumento da demanda, principalmente através do treinamento de mais profissionais, para dar mais rapidez ao atendimento."