Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

UFJF oferece 2.263 vagas pelo Pism 2023 em 75 cursos de graduação

Inscrições para o programa começam no dia 18 e julho; provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro


Por Tribuna

04/07/2022 às 19h34

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira (4), o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023. A instituição oferece 2.263 vagas em 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 360 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas e podem ter entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2023.

O programa, que prevê provas ao final de cada ano do ensino médio, será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no edital.

A previsão é de que as notas das provas do módulo III do Pism sejam divulgadas no dia 19 de janeiro de 2023. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 2 de fevereiro. As notas das provas dos módulos I e II devem ser divulgadas no dia 14 de março de 2023, sendo o resultado final publicado em 23 de março de 2023.

Odontologia

Também nesta segunda-feira, a UFJF informou que, neste ano, o Conselho Superior (Consu) da UFJF suspendeu a oferta de vagas para ingresso no curso de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares para reduzir o represamento de turmas que precisam passar por disciplinas práticas em decorrência da pandemia.

Como se inscrever

As inscrições para os módulos I, II e III devem ser feitas a partir das 15h do dia 18 de julho às 18h do dia 22 de agosto de 2022, exclusivamente on-line, na Área do Candidato, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

O conteúdo continua após o anúncio

O candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 150. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 9 de setembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil, respeitados os horários de compensação bancária.

Para o Pism 2023, todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilita o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente as 12h do último dia de provas. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Isenção da taxa de inscrição

Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição das 15h de 18 de julho às 15h do dia 27 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitam de atendimento especial para realizar as provas também devem fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem a necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.

Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivos religiosos, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado de sua comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 18 de julho até as 18h de 22 de agosto de 2022.

Habilidade específica

Os candidatos ao curso de Música devem fazer provas de habilidade específica de maneira remota, por meio do envio de vídeos. A divulgação dos trechos musicais para provas ocorrem a partir das 15h do dia 31 de agosto. Os candidatos devem enviar as provas entre 9 e 16 de setembro, seguindo instruções do edital.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia