Doação de mudas, reciclagem e oficinas: confira as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em Juiz de Fora

Programação se estende até o dia 30 de junho


Por Tribuna

04/06/2025 às 09h25

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), Juiz de Fora vai contar com atividades gratuitas para todas as idades, que buscam a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A programação começa nesta quarta-feira (4) e se estende até 30 de junho, com doação de mudas, ação de reciclagem e oficinas. 

Atividades da UFJF 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por UFJF (@ufjf)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove uma série de atividades na Praça Cívica, das 9h às 16h. 

– Feira Sustentável da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) com a comercialização de roupas, acessórios, bolsas, bijuterias artesanais, itens de decoração ecológicos, brinquedos feitos com resíduos e alimentos orgânicos. 

– Distribuição de 250 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, como Jatobá, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo, Óleo-copaíba, Sapucaia, Guatambu, Capitão-do-mato, Pinheiro-brasileiro, Pau-viola, Saboneteira e Canjerana. 

– Coleta de materiais recicláveis que normalmente são descartados de forma inadequada, como eletroeletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. Esses resíduos serão pesados e seus valores comerciais apresentados ao público, como forma de demonstrar o potencial da reciclagem na geração de renda para os catadores. 

– Demonstração do processo de reutilização de garrafas plásticas para produção de filamentos utilizados em impressoras 3D pelo Centro de Ciências. 

Apresentação de pesquisas sobre o uso do biodiesel em sua forma pura pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). 

– Oficinas e palestras desenvolvidas por projetos de extensão universitária, com temas como manejo sustentável de abelhas nativas sem ferrão, quiz ambiental, confecção de papelão com moldes 3D, produção de sabão e detergente a partir de óleo usado, e troca de saberes sobre educação ambiental e técnicas sustentáveis. 

– Projetos relacionados à compostagem e produção orgânica, além de capacitações em corte e costura voltadas para mulheres pelo Enactus UFJF. 

– Atividades de separação de resíduos e compostagem com o GET/ESA (Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Ambiental e Sanitária). 

Palestras sobre o papel do Jardim Botânico como espaço de educação ambiental e sobre a “Psicologia dos Povos das Florestas e a Emergência Climática”. 

Projeto “Cores da Natureza”, da Empresa Júnior de Química, com oficina de tintas ecológicas. 

Visita ao Jardim Sensorial, que proporciona experiências com plantas por meio dos sentidos. 

Programação da PJF 

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preparou uma programação para todo o mês de junho, que acontece em diferentes espaços da cidade.

Quarta-feira (4) – Oficina “Sino dos Ventos de Bambu”

14h30 Parque Municipal

Inscrições feitas na hora (20 vagas disponíveis)

Quinta-feira (5) Dia Mundial do Meio Ambiente

8h Morro do Cristo – Trilha Guiada

Subida da trilha com estudantes do ensino médio do Colégio Academia e do Colégio de Aplicação João XXIII

Atividade realizada em parceria com Instituto Estadual de Florestas, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora

12h Praça Clodesmidt Riani – Parada Ambiental

Distribuição de mudas

Ações de educação ambiental

Microchipagem e cadastro de pets 

Domingo (8) – Domingo no Parque

Parque da Lajinha

A partir das 8h – pedal de reconhecimento da Trilha de Mountain Bike e Downhil (evento teste com necessidade de inscrição)

09h às 12h – capoeira; contação de histórias; distribuição de mudas e composto; oficina de boneco ecológico; ações de educação ambiental; coleta de materiais para reciclagem (sacolas plásticas limpas e óleo de cozinha usado)

Domingo (15) – Parque em Ação

Parque Municipal

9h – yoga

13h30 – jogos; oficinas; atividades na natureza

Terça-feira (17) Nupdec Mulheres 

Auditório do prédio-sede da Prefeitura

19h – Apresentação do Módulo Meio Ambiente, ao programa de capacitação para mulheres voluntárias da Defesa Civil, com foco na identificação e preparação para a gestão de situações de desastres climáticos

Terça-feira (24) – Terra Boa

Horto Florestal

14h – Primeira entrega do programa que transforma resíduos orgânicos provenientes da manutenção de parques, jardins e áreas verdes urbanas feito pela Empav em composto orgânico de alta qualidade, destinado aos produtores da agricultura familiar do município 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.