Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / chuva / blogs e colunas / obituário / polícia

‘Dia D’ contra gripe leva juiz-foranos aos postos de saúde

Nas primeiras horas da manhã, PAM-Marechal registrou grande fila e a presença de muitos idosos e crianças

Por Tribuna

04/05/2019 às 14h42

O “Dia D de Imunização contra a Gripe” promovido pelo Ministério da Saúde em todo o país levou os juiz-foranos, neste sábado (4), aos 68 postos de vacinação, em especial no PAM-Marechal, no Centro. Nas primeiras horas de atividade, cerca de 400 doses já haviam sido aplicadas na unidade. A ação, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, começou às 8h, com previsão de encerramento para as 17h. O objetivo é chegar a 90% do público-alvo, composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, professores, trabalhadores de saúde, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com prescrição médica.

No PAM, a aposentada Maristela Almeida dos Santos, 57 anos, trouxe a neta, Maria Júlia, 2, e a mãe, Marion Nunes de Almeida, 83, para receber as doses. “É muito melhor prevenir do que remediar. A vacina funciona, e nunca tivemos nenhum tipo de reação”, conta. O advogado Domingos Sávio, 63, e a estudante Laura Marques, 25, também compareceram à unidade para garantir a imunização. “Todos os anos a gente se vacina, e é sempre muito tranquilo. O atendimento é excelente”, ressalta o advogado.

O conteúdo continua após o anúncio

No Departamento de Saúde do Idoso (DSI), no Granbery, o movimento foi tímido. Dentre os presentes estava Maria Menta Giuduce, 96, trazida pelo filho Antônio José Menta Giuduce, 68. Todos os anos, ambos vão ao local receber as vacinas. “A imunização é importante, afinal, é sempre bom evitar a gripe”.

Maria Menta Giuduce, 96 anos, comparece todos os anos ao Departamento de Saúde do Idoso para vacinação (Foto: Olavo Prazeres)

Além do PAM-Marechal e do DSI, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou as vacinas em todas as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Além desses, dois postos extras foram disponibilizados no Santa Cruz Shopping e na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu. A vacina ofertada é a trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia