Chuvas permanecem nos próximos dias em Juiz de Fora
De acordo com o Inmet, canal de umidade de origem amazônica deixa o tempo instável em toda a região
Nos três primeiros dias de 2021, Juiz de Fora registrou 115,8 milímetros de chuvas, o que representa 36% do que era previsto para todo o mês de janeiro, de acordo com o Inmet. Para se ter uma ideia, apenas no sábado (3) foram 53,8 milímetros de precipitações, sendo 22,2 milímetros no intervalo de uma hora, por volta de 17h.
De acordo com a Defesa Civil, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), instalados na cidade, mostraram que, entre sexta e sábado, choveu 56,6 milímetros na região de Santa Terezinha, 49,1 milímetros no Milho Branco, 44,45 milímetros no Centro e 35,65 milímetros na Cidade Alta.
LEIA MAIS
- Juiz de Fora tem o ano mais chuvoso desde 2013
- Defesa Civil registra 42 ocorrências no fim de semana
O tempo chuvoso deve permanecer até, pelo menos, o próximo domingo (10). Isto ocorre por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), canal de umidade que se forma na região Amazônica e segue até o Sudeste brasileiro, ocasionando chuvas por dias consecutivos. O acumulado de precipitações pode chegar até 100 milímetros nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições atmosféricas estão favoráveis para ocorrência de chuvas intensas (entre 20 e 30mm/h ou 50 mm/dia), acompanhadas de ventos fortes (entre 40 – 60 km/h) em áreas isoladas de todas as regiões mineiras, até às 9h desta terça-feira (5).
Ainda conforme o Inmet, as temperaturas devem permanecer estáveis em Juiz de Fora nos próximos dias. Nesta terça os termômetros devem oscilar entre a mínima de 16 graus e a máxima de 28 graus. Nos próximos dias as máximas devem variar entre 25 e 27 graus, enquanto as mínimas entre 17 e 19 graus.