
Após novo estalo e evacuação das imediações nessa quarta-feira (2), o prédio interditado no Bairro Cruzeiro do Sul, na Zona Sul, foi avaliado, nesta quinta, por uma equipe de topografia, para verificar se ocorreu algum tipo de movimentação em sua estrutura. A medição foi feita em duas oportunidades durante quinta-feira e voltará a ser realizada na manhã desta sexta-feira (4). O resultado das avaliações será repassado à Subsecretaria de Defesa Civil nesta sexta. O cronograma das obras de recuperação permanece com a expectativa de 15 dias para a finalização das intervenções no local, mesmo com a retomada das obras apenas depois de constatada a estabilidade do edifício.
Conforme o gerente de operações técnicas da Defesa Civil, Walter de Melo, a execução do serviço nos fundos do edifício foi substituída pela topografia para buscar identificar a origem do estalo ocorrido na quarta, por volta do meio-dia. “Visualmente, a olho nu, é muito difícil você verificar, em uma edificação desse porte, uma movimentação de milímetros, e isso já pode causar um estalo daquele de ontem. A topografia foi contratada e está sendo executado esse serviço justamente para isso”, explica. O gerente de operações técnicas ressaltou, ainda, que o responsável técnico da obra é o encarregado das intervenções no prédio.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, as obras na estrutura serão retomadas apenas caso as avaliações topográficas tenham atestado a estabilidade do prédio. “Uma nova avaliação será realizada nesta sexta, e, caso o resultado seja positivo, as obras podem ser retomadas nesta sexta mesmo. E, mesmo assim, seriam retomadas com muita precaução. Há, inclusive, a possibilidade de que os trabalhadores tenham um guindaste para auxiliá-los e garantir a segurança. As coisas estão caminhando. Muitas opiniões estão sendo consultadas.”
Trânsito
Desde a última quarta (2), quando parte do canteiro central foi retirado, uma das pistas da Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao edifício, está funcionando com mão dupla, ou seja, no sentido Cruzeiro do Sul-Centro e vice-versa. Trechos das ruas Sarandira e Água Limpa, aos fundos do prédio, seguem interditadas desde o último domingo (30). De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), nenhum desvio foi realizado no Bairro Santa Luzia devido à interdição das ruas Sarandira e Água Limpa.