Estudantes da área de saúde poderão retomar atividades práticas
Decisão, que passa a valer a partir da próxima semana, é válida para alunos em períodos de internato
Estudantes de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia das faculdades particulares de Juiz de Fora que estejam cursando períodos de internato poderão retomar na próxima semana às atividades práticas. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (2), durante reunião de videoconferência que reuniu a direção da Secretaria de Saúde e representantes das pró-reitorias de graduação das instituições de ensino que oferecem cursos na área de saúde.
Para o retorno efetivo dos estudantes, as instituições de ensino deverão entregar termo de compromisso e responsabilidade de treinamento e entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs). Os documentos devem ser assinados pelas faculdades. Além disso, os alunos também preencherão termo de responsabilidade, para desenvolvimento de estágio supervisionado obrigatório. De acordo com a pasta, esses documentos já foram disponibilizados para as faculdades.
De acordo com a secretaria, em um primeiro momento, serão disponibilizadas vagas de estágio voluntário e supervisionado em 54 unidades básicas de saúde (UBSs). Seguindo as deliberações do Programa Brasil Conta Comigo, do Governo federal, não serão ofertadas ainda oportunidades de atuação na atenção secundária e de urgência e emergência. Em live na última sexta-feira (28), o prefeito Antônio Almas (PSDB) ponderou que a participação nas atividades deve ser feita a critério do aluno.
Essa medida vale para todas as faculdades que mantêm os cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia. A liberação efetiva do estágio fica a cargo de cada instituição de ensino. A disponibilização de vagas será enviada para as escolas de ensino superior, que serão as responsáveis pela comunicação oficial aos alunos. As aulas presenciais, de modo tradicional, continuam suspensas. Conforme a pasta, a atividade prática foi autorizada por ter caráter assistencial.