Novo núcleo especializado da Polícia Civil realiza primeiras operações contra furtos e roubos na Zona da Mata
Equipe responsável por investigações de crimes contra o patrimônio coordenou ações em Bicas e São João Nepomuceno
Cerca de um mês após ser criada para reforçar o combate aos crimes contra o patrimônio, a equipe especializada em furtos e roubos da Polícia Civil deflagrou, as duas primeiras operações sob sua coordenação. As ações foram realizadas, nesta semana, em Bicas e São João Nepomuceno e marcam o início da atuação do núcleo, que passa a concentrar as investigações desses tipos de crime em Juiz de Fora e municípios da região.
A criação da equipe integrou uma reorganização administrativa da 1ª Delegacia Regional, que reestruturou os servidores por áreas temáticas para priorizar a apuração desses crimes e tornar o trabalho policial mais direcionado. Segundo a Polícia Civil, a criação formal de uma Delegacia Especializada no combate à roubos e furtos ainda depende da análise da Chefia Superior da corporação.
Nessa quinta-feira (2), foi inaugurada uma nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), no Bairro Manoel Honorio, na Zona Leste. Apesar da mudança de endereço, o Governo de Minas ainda não investiu em uma demanda antiga do município, que é uma Delegacia da Mulher que funcione 24h por dia.
Operações na Zona da Mata
A primeira fase da Operação Longa Manus foi realizada na terça-feira (30), em São João Nepomuceno, cidade a cerca de 66 quilômetros de Juiz de Fora. Durante a ação, um homem foi preso, e os policiais apreenderam uma arma de fogo, munições, drogas e um semirreboque com indícios de adulteração. Segundo a corporação, a operação é resultado de investigações iniciadas em Juiz de Fora para apurar crimes de furto, roubo, receptação e desmanche clandestino de veículos. Informações de inteligência apontaram que uma propriedade rural do município poderia estar sendo utilizada para atividades ligadas a esse tipo de prática criminosa.
Já na quarta-feira (1º), a Polícia Civil realizou a segunda fase da operação, denominada Longa Manus II, em Bicas, a cerca de 40 quilômetros de Juiz de Fora. Dois homens, de 27 e 30 anos, foram presos em flagrante por suspeita de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Em uma oficina mecânica alvo das buscas, os investigadores encontraram dois veículos parcialmente desmontados. Um deles possuía registro de furto ou roubo, enquanto o outro estava com a parte dianteira desmontada e sem o motor. De acordo com a Polícia Civil, o responsável pelo estabelecimento não apresentou documentação capaz de comprovar a origem dos automóveis. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a extensão do esquema.









