Tribuna estreia novo site com mais conteúdo
Visual moderno, editorias novas e mais bem organizadas e colaboradores melhoram a experiência dos usuários no acesso pelo computador, celular e tablet
O site da Tribuna mudou. Junto com a nova cara, vieram mais conteúdo, serviço e informação multimídia. Reflexos de um tempo em que jornalismo se faz com a credibilidade e a apuração responsável de sempre, mas com a redação preparada para apresentar o conteúdo de forma mais moderna e interativa. A partir desta terça-feira (4), a Tribuna se apresenta com um site mais responsivo ao usuário, tanto para o acesso por computadores, quando por celulares e tablets. Em 36 anos de história, a Tribuna se credenciou como a maior geradora de conteúdo da região e hoje tem no on-line um de seus principais produtos, com mais de 4 milhões de visualizações por mês.
As mudanças no novo site começaram a ser pensadas no fim do ano passado. Desde então, as equipes técnica, administrativa e de jornalismo vêm debatendo como incrementar o conteúdo e melhorar a forma de apresentação das notícias. Na última semana, usuários cadastrados foram convidados a experimentar a versão beta do novo projeto e opinar sobre as mudanças, que continuarão nas próximas semanas, com o incremento de mais conteúdo.
Logo na página inicial do novo site, a organização das chamadas se dá de forma mais clara, com valorização das fotos e de vídeos. Pelo menu inicial, no canto superior esquerdo, o usuário tem fácil acesso às editorias, colunas, blogs e serviços. Internamente, as matérias ganharam letras maiores e mais modernas, que permitem uma leitura mais fácil em todas as plataformas.
Mais conteúdo e novos serviços
Conteúdos já existentes no site da Tribuna ganharam uma nova organização. A editoria “Especiais” vai reunir as reportagens de Carro & Cia, Gastrô + e Roteiros JF. Entre as novidades dessa nova editoria estão os conteúdos de mercado imobiliário, tecnologia, viagem, TV, vida saudável e notícias regionais, assuntos que foram apontados como de interesse dos leitores por meio de uma pesquisa feita com os usuários do site da Tribuna.
Outro assunto que ganha ainda mais importância no novo projeto é a educação. Em parceria com o portal Ecaderno.com, a Tribuna lança o Caderno Educação, que traz informações relevantes para os estudantes que vão prestar o Enem e vestibulares, além do público universitário e profissional, assim como os interessados em concursos públicos e bolsas de estudo.
Na agenda cultural, os eventos de Juiz de Fora e região estão mais bem organizados, com a reunião de Editais & Cursos, Exposições, Livros & Palestras, Museus, Shows & Festas e Teatro & Dança. A grande novidade desse serviço é que os próprios artistas e produtores culturais poderão enviar suas sugestões por meio de um formulário on-line próprio da Tribuna. Dessa forma, mais eventos poderão fazer parte da agenda cultural da página.
A programação da Rádio CBN (1010 AM), que já era transmitida ao vivo pela internet, agora também está disponível ao ouvinte, que pode ouvir seu programa favorito quando e onde quiser. Por meio de podcasts, o usuário tem acesso a boa parte dos 32 quadros semanais e dos mais de 20 colunistas que levam conteúdo local à programação nacional da CBN, em setores como economia, política, comportamento, variedades e entretenimento.
TM TV
Além do conteúdo em áudio, o usuário terá mais material em vídeo, formato no qual a Tribuna e os principais jornais do mundo vêm apostando fortemente. Nos últimos seis anos, foram produzidos mais de mil vídeos, publicados em nossas redes sociais, no site e em nosso canal no YouTube, que conta hoje com quase 2,5 milhões de visualizações. Com o novo site, os vídeos ganharam novos conceitos e identidade visual.
Para marcar essa mudança, a Tribuna lançou a TM TV, que vai reunir programas semanais, reportagens especiais, previsão do tempo e entrevistas exclusivas. Dentro da programação, uma grade fixa trará debates esportivos (na resenha “Mesa quadrada”, que trará sempre um convidado à redação da Tribuna às segundas-feiras), dicas de cinema com o repórter Júlio Black e previsão do tempo com o jornalista Eduardo Valente, entre outros.
Entre os especiais, uma das primeiras novidades é a estreia do TM Sons, canal dedicado à música de Juiz de Fora. Na série inaugural do projeto, “Papo de Maquinaria”, que entra no ar na próxima semana, a repórter Júlia Pessôa entrevista dez artistas da nova cena local, como Laura Jannuzzi, Uiara Leigo, Guido del’ Duca, Caetano Brasil e Alessandra Crispim. Em um bate-papo descontraído nos estúdios do Maquinaria, em São Mateus, os músicos falam sobre suas vidas e carreiras.
Blogs
Em relação ao conteúdo, uma das grandes novidades é a inclusão de novos blogs e colunas. Entre os blogueiros, juntam-se ao time da Tribuna a jornalista e radialista Cláudia Figueiredo, a sommelier Etiene Carvalho, o empreendedor digital Diogo Garcia e o casal de viajantes Gisele Rocha e Adriano Castro.
Cozinheira por amor e por encomenda, Cláudia Figueiredo estreia o blog “Na cozinha com Claudinha”, que traz receitas que qualquer um pode fazer em casa e informações sobre o universo da gastronomia.
Já a sommelier Etiene Carvalho assina o blog “Vinho tinto”, com a premissa de que uma bebida tão especial como o vinho merece ser reverenciada, não por esnobismo, mas por respeito. O blog será um espaço para dividir conhecimentos, informações, ideias, pensamentos, momentos, gostos, aromas, notas e avaliações de pessoas que, como Etiene, querem celebrar a vida com uma bela taça de vinho na mão.
Empreendedor digital desde 2008, à frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo Tô de Bolsa, Diogo Garcia assina o “On marketing”. No blog, ele aborda estratégias de marketing digital e vendas on-line, o que Diogo acredita ser o caminho para as empresas prosperarem. “O digital não é o futuro, é o presente!”.
Outra novidades entre os blogs é o “Viajei bonito”, comandado pelo casal Gisele Rocha e Adriano Castro. Ele, graduado em ciência da computação, e ela, com formação em Comunicação Social, são duas pessoas apaixonadas por movimento. “Para nós, cair na estrada é mais importante do que um projeto futuro de estabilidade, e quaisquer oportunidades de novas viagens, por mais remotas e loucas que pareçam ser, a gente tá pegando!”. No “Viajei bonito”, eles vão falar sobre mochilão, viagens, nomadismo digital, dicas de quem viaja barato trabalhando remotamente, roteiros incomuns e formas alternativas de hospedagem.
Colunas
Como novidade para as próximas semanas, a Tribuna incrementa ainda o seu time de colunistas. Entre os nomes que em breve participam do conteúdo do jornal está o do economista André Zuchi, que acumulou passagens como secretário em diferentes gestões do Executivo Municipal em Juiz de Fora.
O Sebrae também é um dos novos parceiros da Tribuna. Com a experiência de mais de 40 anos atuando no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia, a instituição formou um time de 13 consultores que irão se revezar na autoria de artigos sobre gestão, planejamento, marketing e vendas, finanças e plano de negócios, empreendedorismo, recursos humanos e liderança, inovação e desenvolvimento territorial, além da apresentação de cases de sucesso.
Estas são algumas das novidades que o novo site da Tribuna oferece ao seu leitor. Muitas ainda estão por vir. Novos produtos informativos e diferentes experiências de narrar a notícia serão, aos poucos, inseridas na nova plataforma, que primará pela convergência das linguagens escrita, visual, de áudio e vídeo para proporcionar ao internauta a mais completa, comprometida e inovadora cobertura jornalística. Sejam todos bem-vindos.