Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

PJF abre pré-cadastro para pessoas com comorbidades

Grupo abrange pessoas com Síndrome de Down, doença renal, além de gestantes e puérperas com comorbidades


Por Tribuna

03/05/2021 às 20h12- Atualizada 03/05/2021 às 22h06

A Secretária de Saúde anunciou como será o prosseguimento da campanha de imunização contra o coronavírus no município. Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura deu início ao pré-cadastro para pessoas com Síndrome de Down, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades. O pré-cadastro é aberto para este público, independente da idade.

Também podem se pré-cadastrar as pessoas com comorbidades com idade entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência permanente, também de 55 a 59 anos, inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). A documentação necessária para se imunizar será divulgada em breve.

O secretário de Comunicação da PJF, Márcio Guerra, que participou da entrevista coletiva, pontuou que a Prefeitura vai divulgar, a partir desta terça (4), os locais de vacinação para esses públicos. “Os doentes renais crônicos em diálise não vão precisar fazer o cadastro, porque eles são em número pequeno e serão vacinados nas clínicas onde já fazem tratamento, evitando o deslocamento desses pacientes, já nesta quarta-feira. Os demais doentes renais crônicos irão se vacinar dentro do público de comorbidade em geral, que, neste momento, está aberto para pessoas com 55 a 59 anos de idade”, informou Márcio.

Segundo ele, nesta quinta (6), serão vacinadas as pessoas com Síndrome de Down e, na sexta-feira (7), serão as gestantes e puérperas com comorbidades.

O conteúdo continua após o anúncio

O pré-cadastro deve ser realizado exclusivamente no site da PJF. No endereço virtual é disponibilizado um formulário no qual devem ser inseridos nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade e deve ser informada qual comorbidade que o inscrito possui. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Um outro formulário, logo acima, deve ser impresso e preenchido para ser entregue no momento da vacinação. O campo “Estabelecimento de saúde” deve ser deixado em branco. As pessoas devem apresentar ainda documento que comprove a comorbidade, cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local.

Trabalhadores da saúde

A PJF informou que os cerca de nove mil trabalhadores da saúde que realizaram o pré-cadastro no site da PJF e ainda não foram imunizados começarão a receber os imunizantes a partir desta quarta.

“Fizemos uma estratificação desses trabalhadores, para fazer um calendário tranquilo para ser administrado. Essa imunização irá acontecer no Restaurante Universitário da UFJF, no Centro. A vacinação irá acontecer na quarta, quinta e sexta, e depois todos os dias da próxima semana. Até o final da próxima semana teremos concluído 100% da vacinação dos trabalhadores de saúde de Juiz de Fora”, ressaltou, informando que esse público é composto dos demais profissionais de saúde, como aqueles que trabalham em farmácias e cuidadores de idosos, por exemplo. “No total, o município já vacinou mais de 20 mil profissionais da área de saúde”, enfatizou a gestora.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia